[Atualizado em 29/05/2019]
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Quando falamos que um dos nossos principais serviços é a assessoria de imprensa, muita gente ainda nos questiona: “o que é isso?”.
Bom, costumo dizer que a assessoria de imprensa é uma ferramenta do marketing e um trabalho de médio a longo prazo. Diferente da propaganda, a assessoria não foca exatamente em venda, mas sim, em reconhecimento de marca. A assessoria atua diretamente em contato com os jornalistas dos veículos de comunicação. É um trabalho de relacionamento em que o assessor (normalmente um jornalista ou relações públicas) conhece as necessidades de cada mídia e oferece o cliente (empresa) como fonte para entrevistas e reportagens sobre os assuntos dominados por este cliente.
Como é o trabalho de uma assessoria de imprensa
Podemos dividir o trabalho da assessoria em três fases.
1ª: Apresentação – quando nova empresa (ou profissional liberal) precisa comunicar seu propósito e existência. O assessor vai mapear os cenários, mercado da empresa, clientes em potencial e quais os veículos de comunicação esses potenciais clientes consomem. A partir daí, o assessor apresenta a empresa ou profissional como uma fonte de informação de determinados assuntos, usando como “gancho” cenários atuais da economia, mercado, datas comemorativas e outros temas que tenham a ver com a área de atuação do cliente da assessoria. Com exceção de eventos, que têm data para acontecer, essa primeira fase pode levar de três a seis meses.
2ª: Divulgação – após apresentar o seu cliente à imprensa, o assessor passa a buscar assuntos em que possa “encaixá-lo” como fonte ou personagem. Mais uma vez, o mercado, datas e assuntos em destaque na mídia podem servir de pauta para que o assessor trabalhe o cliente, seus diferenciais, produtos e serviços junto à mídia, divulgando amplamente seu nome e marca.
3ª: Referência – Chegar nesta fase deve ser o foco para as assessorias. Aqui a empresa ou o profissional já se tornou referência em seu ramo de atuação para o público alvo. Muitas vezes a assessoria terá um trabalho mais receptivo, atendendo demanda dos jornalistas, que já reconhecem o cliente do assessor como uma fonte confiável e o buscam para entrevistas.
Para exemplificar o be-a-bá da assessoria, criamos um infográfico que mostra o dia-a-dia de um assessor e como funciona a logística do trabalho. Baixe aqui o infográfico.
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