Construir uma boa reputação com o público alvo, conquistar mais visibilidade, credibilidade, se tornar referência entre tantos outros negócios, serviços ou marcas. Essas são algumas das principais expectativas de um cliente que contrata os serviços de assessoria de imprensa.
Se destacar entre as várias pautas que surgem todos os dias, ter um espaço em um veículo de comunicação importante e atrair os olhares daquele jornalista especializado, que vai saber como ninguém expressar em palavras toda uma história ou resultados importantes, essa não é uma tarefa simples ou um caminho sem percalços.
Além da relação de confiança que precisa ser estabelecida entre um assessor e um jornalista, o que como qualquer relação exige tempo e construção diária, emplacar uma pauta na imprensa exige a produção de um bom conteúdo. Para tornar o caminho da emplacada mais fácil e com menos obstáculos pela frente, conheça os quatro passos para a construção de uma boa pauta:
1. Utilize os critérios do “Valor-notícia”
Antes de produzir uma pauta, o assessor de imprensa precisa analisar qual valor-notícia aquele assunto traz. O assunto é algo inédito? É uma pesquisa ou dado relevante para a sociedade? A quem o assunto a ser explorado interessa? Como esse grupo pode se beneficiar dessas informações? As notícias ou reportagens que têm um alto valor notícia são aquelas que impactam a vida das pessoas, na política, na economia, na cultura, nos negócios ou em outros segmentos.
2. Explore números, dados e pesquisas
Utilizar informações de pesquisas, artigos científicos e dados estatísticos que possam dar embasamento ao texto tornam a pauta mais rica e menos superficial, além de oferecer aos colegas de imprensa um contexto mais amplo daquele assunto que está sendo apresentado. Esse passo também levará mais credibilidade ao conteúdo e poderá facilitar a “venda” da pauta.
3. Evite características comerciais
Cabe ao assessor de imprensa construir uma pauta sobre seu cliente que não tenha características de material publicitário. A ideia aqui não é apenas promover produtos, serviços, marcas ou eventos, mas é contar uma história com resultados, com personagens, exemplos, e tudo aquilo que dê mais consistência ao conteúdo, como foi explorado nos tópicos anteriores.
4. Converse com personagens
O CEO de uma empresa que poderá explicar como ninguém os motivos que fazem com que seu negócio seja inovador, aquela pessoa que foi impactada por um serviço ou produto, um especialista de uma área que possa oferecer uma visão geral de um assunto relevante. A construção de uma pauta também passa pela coleta de depoimentos, o que oferece mais transparência e detalhamento à pauta, facilitando a emplacada na imprensa.
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Conclusão
Essas são algumas dicas que podem facilitar o dia a dia do assessor de imprensa, que precisa oferecer uma pauta qualificada às redações, buscando garantir uma emplacada que dará mais visibilidade e reconhecimento ao seu cliente. A melhor estratégia, é sempre a construção de um texto com riqueza de dados e informações, é preciso extrair sempre o melhor do que é oferecido por seu cliente, isso, sem dúvidas, será um ponto de partida importante nesse trabalho.
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Crédito da imagem: Imagem de drobotdean no Freepik
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