O trabalho de assessoria de imprensa, entre outras atividades, consiste em estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com os jornalistas. Ao sugerir uma pauta para publicação, é preciso que os assessores garantam que as informações disponibilizadas estejam corretas, que todos os personagens envolvidos estejam cientes do que está sendo divulgado e que qualquer dado complementar seja repassado para a produção da matéria.
Imagine despertar o interesse de um veículo estratégico para seu cliente, garantir a publicação de uma matéria que vai trazer grande visibilidade, contar com o trabalho do jornalista para apuração do material, entrevista e publicação e, após todas essas etapas, ter que solicitar a correção e até a retirada dessa matéria do ar, devido a problemas como erro nas informações, falta de aprovação das partes envolvidas etc.? Além do tempo e trabalho desperdiçados, a relação assessor x jornalista pode ficar estremecida e o desafio de emplacar pauta naquele veículo super disputado pode ficar ainda mais difícil.
A divulgação de cases de sucesso
Números que mostrem a relevância de um produto ou serviço, pesquisas que tragam impacto na sociedade, cases de sucesso que comprovem, na prática, os impactos daquilo que está sendo divulgado. Esses são alguns pontos importantes que podem ser trabalhados em uma pauta e que certamente atrairá os olhares dos jornalistas, que recebem diariamente inúmeras sugestões de matérias.
Caso você seja assessor de imprensa e esteja divulgando uma pauta que conta com um case de seu cliente, ou seja, um relato ou estudo de um exemplo positivo e notável de como uma organização obteve êxito em um determinado projeto, iniciativa, produto ou serviço, a checagem de informações e aprovação do material merece atenção redobrada.
A maioria das grandes empresas contam com uma política de comunicação que precisa ser seguida por todos os colaboradores. A divulgação de depoimentos, resultados internos e todas as informações que dizem respeito a essas organizações precisa estar claramente aprovada pelo principal cargo hierárquico dessa instituição, caso contrário, ao invés de celebrada, a divulgação de uma matéria com o nome dessa empresa pode ser condenada, gerando uma crise interna, problemas na relação do seu cliente com a empresa que ele atente e, claro, um grande problema no seu relacionamento com o jornalista, que confiou no seu trabalho e apostou na pauta que você divulgou.
Como evitar problemas com a pauta divulgada
Após ter acesso às informações do case do seu cliente e se certificar que aquilo daria uma boa pauta, é importante que todas as partes envolvidas nesse assunto estejam cientes do texto que será produzido, de quais dados serão abordados, dos depoimentos que você precisa para sustentar esse material.
Caso não tenha acesso direto ao case, a tarefa de conseguir a autorização para divulgar a pauta ficará a cargo de seu cliente, que precisará deixar bem claro qual a intenção daquele material e da importância da aprovação do conteúdo, antes de sua inserção na imprensa.
Todas essas etapas que envolvem a aprovação de uma pauta que abordará um case de sucesso são essenciais para que a emplacada na imprensa traga bons resultados e não seja motivo para retratação com os colegas jornalistas.
Crédito da imagem: Imagem de Freepik
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