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Contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa é uma das principais medidas adotadas por empresas, organizações e personalidades para garantir visibilidade e uma imagem positiva perante seus públicos e a sociedade.
O trabalho do assessor de imprensa contribui para construir um bom relacionamento com a mídia, além de manter um fluxo de comunicação entre a sua empresa e seu público por meio do alcance dos veículos de comunicação.
Mas o papel e o potencial da assessoria de imprensa não ficam apenas nas mídias tradicionais. A assessoria de imprensa também pode ser uma estratégia para aumentar a sua presença digital e garantir que sua marca seja conhecida e reconhecida na internet.
Neste post, listamos algumas vantagens do uso da assessoria de imprensa para fortalecer a sua marca no meio digital, construir autoridade, e claro, atrair mais clientes e vendas para o seu negócio.
Visibilidade e alcance
Quando você faz uma busca no Google sobre determinado assunto é comum que portais e sites de notícias estejam nas primeiras posições. Isso acontece porque esses veículos de comunicação já possuem uma reputação consolidada e são considerados referência em informação.
Competir com esses portais pelas primeiras posições nas pesquisas é muito difícil para quem está começando a investir em marketing digital. Aproveitar o alcance desses veículos, por outro lado, pode ser uma importante etapa da construção da presença digital da sua marca.
É claro que você pode investir em anúncios nesses portais. Mas conseguir mídia espontânea – não paga – pode ser ainda melhor. E é aí que o trabalho da assessoria de imprensa faz toda a diferença.
O assessor de imprensa é um profissional que, além de ter muitos contatos nos veículos de comunicação, oferece aos jornalistas sugestões de pautas e fontes. Através dele, você pode participar de uma entrevista sobre um assunto ligado ao seu negócio, e alguma ação de sua empresa pode estar em uma reportagem, por exemplo.
Nesse caso, diferente da propaganda, quando quem fala diretamente sobre a sua marca é você mesmo, na assessoria, ao sugerir o assunto para a imprensa, o assessor faz com que quem fale da sua empresa seja o veículo de comunicação.
Esse tipo de visibilidade contribui não apenas para fortalecer sua marca e gerar credibilidade, mas também para atrair mais tráfego para o seu site, por exemplo. Mesmo que o endereço do seu site não seja diretamente mencionado, é natural que depois da reportagem as pessoas fiquem interessadas e busquem mais informações sobre sua empresa.
Ranqueamento, SEO e link building
Além do aumento direto de acessos ao seu site, aparecer em veículos de imprensa ou ter seu conteúdo replicado em diversos portais melhora o ranqueamento de sua empresa em mecanismos de busca.
Para isso, é fundamental o uso adequado das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para sites de busca) nos conteúdos disparados pela assessoria de imprensa.
Outro aspecto importante no processo de aprimorar o ranqueamento por meio da assessoria de imprensa é o link building, ou seja, o trabalho de garantir links de outros sites.
A presença de links externos já foi a principal forma de adquirir ranqueamento em sites de busca na internet – o que gerou inclusive a criação de links artificiais e de sites que forjavam reputação. Hoje, o link building ainda é um fator importante para o ranqueamento, mas que precisa ser conquistado de modo natural e com links de qualidade.
O trabalho da assessoria de imprensa integrado ao de marketing digital faz com que essa construção de links externos seja mais consistente e segura. Uma vez que seu conteúdo poderá receber links de sites e portais relevantes para o Google, o que aumenta sua credibilidade e fortalece sua reputação na internet.
Tornar-se referência
Você já deve ter reparado que muitos programas de TV e revistas costumam chamar “especialistas” para comentar sobre determinados assuntos. Da mesma forma, na internet essas referências também participam de bate-papos ou tiram dúvidas do público em sites ou nas redes sociais dos veículos de comunicação.
Esse espaço – tanto nas mídias tradicionais, quanto na internet – permite que profissionais e empresas conquistem mais credibilidade, colaborando para que sua marca se torne referência no mercado.
E ao se tornar referência, você e sua empresa viram fontes para pautas dos veículos de comunicação. Surge então, com o apoio da assessoria de imprensa, a possibilidade de um ciclo de relacionamento com a mídia.
Conteúdo alinhado e integrado
Nós já falamos aqui no blog sobre como a assessoria de Imprensa e e o marketing digital ajudam a construir autoridade, e o alinhamento entre as duas áreas é crucial para aumentar a presença digital da sua marca.
Em uma estratégia unificada, a assessoria trabalha para que você e sua empresa tenham uma presença maior nos veículos de comunicação e ganhem maior visibilidade e reconhecimento perante seu público, enquanto o marketing digital produz conteúdos otimizados para a internet e trabalha o relacionamento com as pessoas que demonstraram interesse no seu negócio.
Para colocar isso em prática, é fundamental que o trabalho da assessoria de imprensa e do marketing digital estejam alinhados desde o planejamento até a avaliação de resultados. Para isso, uma das opções é contratar uma agência que tenha reconhecida atuação nas duas áreas. Que tenha experiência comprovada no relacionamento com os veículos, mas, o mais importante: que as equipes das duas áreas trabalhem em sinergia e compreendam a importância de cada ação em prol de melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber mais sobre as possibilidades que a assessoria de imprensa e o marketing digital oferecem para a sua empresa? Entre em contato com a gente.
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