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Quem tem uma empresa, é diretor ou gerente, sabe que um dos fatores mais importantes nas estratégias de comunicação é o relacionamento com a imprensa.
Ter um relação transparente e de apoio mútuo com os jornalistas é fundamental para que os conteúdos da sua empresa emplaquem nos meios de comunicação. Afinal, são os repórteres, editores e produtores os responsáveis por selecionar e produzir os conteúdos que serão publicados.
A importância dos encontros de relacionamento com jornalistas
Promover encontros de relacionamento com os jornalistas que cobrem assuntos relacionados à área de atuação da sua empresa é uma maneira de fazer com que esses profissionais conheçam o seu negócio e saibam que podem contar com você na hora de produzir as reportagens ou pensar nas pautas a serem desenvolvidas. As possibilidades de encontros são variadas: coletivas de imprensa, almoços individuais, press trips (ou viagens com a imprensa), envio de press kits etc.
Mas é importante deixar claro: a participação em um encontro não significa que o jornalista vai publicar tudo que for relacionado à sua marca. O objetivo aqui não é “comprar” o profissional de comunicação, mas sim estabelecer uma relação de confiança e uma convivência produtiva tanto para a empresa, quanto para o jornalista e o veículo.
Como trabalhar o relacionamento com jornalistas no dia a dia?
O relacionamento com jornalistas, no entanto, não se resume a esses encontros e deve ser cultivado no dia a dia tanto ao atender as solicitações da imprensa, quanto no momento em que a organização toma a iniciativa na divulgação de notícias.
Confira a seguir algumas ações que contribuem para que sua empresa tenha um bom contato com a mídia:
Ofereça informações relevantes. Regra de ouro ao pautar um profissional da imprensa: se o seu conteúdo não for relevante para o jornalista e para o público do veículo de comunicação, ele não será publicado. Não perca tempo (nem queime seu filme e da sua empresa!) sugerindo pautas que não interessam ao veículo.
Planeje as ações de relacionamento e esteja bem informado sobre os assuntos que serão abordados pelos jornalistas.
Conheça e respeite o tempo e a rotina dos jornalistas e da redação. Afinal, não adianta enviar pautas depois do fechamento dos jornais, não atentar para os horários de gravação de um programa de TV etc.
Jamais se atrase para uma entrevista. No jornalismo cada minuto vale muito, e é preciso manter a grade de horários seja nos veículos eletrônicos (rádio e TV), seja no tempo de fechamento e envio de matérias para editores de impressos e sites. Além de ser cortado da reportagem, um atraso pode fazer com que você nunca mais seja chamado para entrevistas com aquele repórter ou produtor que ficou esperando.
Mantenha seu mailing de contatos atualizado e ofereça as informações certas para o profissional certo. É claro que esse é um fator que depende muito da configuração das equipes dos veículos de comunicação. Mas mandar pautas de tecnologia para jornalistas de esportes dificilmente trará os resultados desejados.
Esteja disposto a ajudar o jornalista. Da mesma maneira que você espera que a mídia publique as pautas relevantes para o seu negócio, ao entrar em contato com o responsável da sua empresa para fazer o relacionamento com a imprensa os profissionais de comunicação esperam que você forneça informações úteis para a pauta que está sendo produzida.
Não fuja nas situações de crise. Um bom relacionamento com jornalistas não serve apenas para os momentos favoráveis. Sua empresa precisa estar preparada para lidar com situações negativas e até mesmo crises, e nessas horas ter uma boa relação com a imprensa é fundamental para que sua empresa forneça os esclarecimentos necessários de maneira transparente.
Mas eu não conheço os jornalistas… como vou estabelecer uma relação com eles?
Aqui entra o trabalho – e a importância – de contar com o serviço de uma assessoria de imprensa. É o assessor que coordena o relacionamento da sua empresa com a mídia e produz conteúdos jornalísticos de interesse da organização e esperados pela opinião pública.
Uma assessoria de imprensa conta com profissionais de comunicação que, além de estar preparados para produzir os conteúdos adequados às especificidades das diferentes mídias, também conhece os veículos de comunicação e já mantém uma relação com os jornalistas.
Tudo isso com o objetivo de construir, preservar e fortalecer a imagem da sua marca junto aos veículos de comunicação, utilizando da credibilidade deles para falar do seu negócio para seu público-alvo.
Para entender melhor o papel da assessoria de imprensa, nossa dica é ler esses dois conteúdos do Blog da Vocali:
Como a assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa a crescer e vender mais
FAQ: O que é assessoria de imprensa?
Além disso, você também pode conferir nosso Guia de Relacionamento com a Imprensa, que reúne informações sobre comunicação, imprensa, vocabulário utilizado pelos jornalistas, diferentes tipos de entrevista e muito mais.
E, claro, se quiser saber mais sobre assessoria de imprensa e outras soluções de comunicação corporativa, entre em contato com a gente pelo formulário abaixo.
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