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No mês de junho deste ano, conseguimos um feito altamente positivo para uma cliente: um retorno de mídia 47 vezes maior do que o valor investido por ela. E como conseguimos esse excelente resultado? Como calculamos esse retorno?
O cálculo de retorno do trabalho de assessoria de imprensa é, ainda, pouco específico. Isso porque o resultado depende muito da estratégia e dos objetivos do cliente. Mas muitas assessorias usam o retorno de mídia como uma forma de medir esse resultado.
Funciona assim: um anúncio de uma página num jornal custa X. Se sua empresa sai em uma reportagem em uma página do jornal, você economizou X, deixou de gastar esse valor para aparecer naquele veículo. Então analisamos o valor de mídia de cada veículo de comunicação, site, portal etc., que noticiou cada cliente em um mês, somamos os valores, e, assim, chegamos em um valor estimado que o cliente gastaria caso fizesse mídia paga (anúncios) nesses veículos.
Como conseguimos um retorno de mídia 47 vezes o valor investido em um mês
A Lorena Nolasco é psicopedagoga e proprietária do Espaço Sotopi, que atende crianças e adultos com problemas de aprendizagem. Na assessoria de imprensa, nosso objetivo é identificar oportunidades de pautas em jornais e programas em que podemos sugerir nossos clientes para falar sobre determinado assunto. Elaboramos uma sugestão de entrevista baseada em dados prós e contras do uso de telas na aprendizagem infantil. A assessora responsável pelo atendimento da Lorena entrevistou primeiro ela, escreveu uma matéria jornalística com dados e dicas, e depois fez contato com alguns veículos de imprensa mapeados previamente e que tinham interesse para a cliente.
A sugestão de entrevista resultou em entrevistas na TV e na rádio, além de reportagem publicada em portais de notícias e em editorias de família, pais e educação. O resultado foi certeiro e, ao fazer a conta do retorno atingido, percebemos que, caso ela tivesse investido em anúncios nesses mesmos veículos e ocupando o mesmo espaço ou tempo, teria gasto 47 vezes mais do que pagou à assessoria de imprensa no mesmo mês.
Ainda, costumamos dizer que esse retorno de mídia é um valor estimado, pois a maioria das pessoas não presta tanta atenção nos anúncios quanto nas notícias. Além disso, a credibilidade de ter um veículo de comunicação falando da sua empresa e entrevistando você como fonte, como autoridade em um determinado assunto, aumenta seu reconhecimento e grau de confiabilidade.
Claro, nem sempre temos resultados tão expressivos. A média que fazemos aqui é na agência é de que, para cada um real investido em assessoria de imprensa, o cliente economiza dez reais em anúncios. Já tivemos o caso de um cliente que teve um retorno de 118 vezes o valor investido.
Mas é importante medir, além desse retorno, outros dados que são relevantes para atingir o objetivo, como por exemplo, novos clientes que chegaram após a publicação de uma reportagem ou aumento dos acessos no site da sua empresa após uma entrevista da TV. Até o uso de um CRM pode ajudar a acompanhar esses números e medir esses resultados. Basta mapear, antes de tudo, o que é importante para o seu negócio e quais os resultados esperados com o trabalho da assessoria de imprensa.
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