A transparência ambiental está se tornando cada vez mais crucial para as empresas, já que essa tendência reforça a responsabilidade ambiental e fortalece a confiança dos consumidores.
Dados recentes mostram que o número de relatórios de sustentabilidade corporativa tem crescido significativamente nos últimos anos. Um estudo da KPMG revelou que houve aumento de 35% na publicação de relatórios de sustentabilidade no Brasil entre 2018 e 2022.
Cliente da Vocali lança Relatório de Sustentabilidade
Em Santa Catarina, a Diklatex, empresa do setor têxtil, tem investido em práticas sustentáveis. Somente no ano passado, 19,7% da produção da empresa utilizou matéria-prima reciclada, certificada e rastreada pelo RCS (Recycled Claim Standard), assegurando a integridade e rastreabilidade dos materiais reciclados em toda a cadeia produtiva.
Além disso, a Diklatex estabeleceu metas ambiciosas para aumentar esse índice para 25% em 2024 e 30% em 2025, promovendo uma produção mais circular e reduzindo o impacto ambiental.
Para reforçar ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, a empresa acaba de lançar o primeiro Relatório de Sustentabilidade, detalhando as diversas iniciativas da Diklatex para reduzir seu impacto ambiental, como a utilização de materiais reciclados, fios biodegradáveis e a implementação de processos de produção mais eficientes e ecológicos.
Relevância e efeito sobre a sociedade
Elaborar relatórios de sustentabilidade é um processo que inclui a identificação, medição e comunicação do desempenho sustentável. Esses relatórios atendem ao interesse público, promovendo uma mentalidade de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, como as empresas. Além disso, eles incentivam uma maior transparência em relação aos impactos ambientais, sociais e econômicos mais críticos e relevantes.
De acordo com Clarissa Antunes, diretora executiva da Vocali, “a criação de um relatório de sustentabilidade é um passo fundamental para qualquer empresa comprometida com a transparência e a melhoria contínua de suas práticas ambientais. Este documento não apenas detalha as ações já realizadas, mas também estabelece metas claras para o futuro, promovendo uma cultura de responsabilidade e inovação”.
Mudança rumo à sustentabilidade
Clarissa também destaca uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. “Estamos vendo um aumento notável no número de clientes que priorizam empresas sustentáveis ao fazer suas escolhas de consumo. Eles querem saber de onde vêm os produtos e como são feitos, e a transparência através dos relatórios de sustentabilidade é uma maneira eficaz de atender a essa demanda crescente”, explica.
Corroborando com essa informação, um relatório da Nielsen, empresa global de informação e dados, revelou que 73% dos consumidores globais afirmam estar dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental, enquanto, de acordo com a organização The Roundup, 62% dos consumidores já costumam comprar produtos levando em conta a sua sustentabilidade.
Leia também: Meio Ambiente: conheça as iniciativas sustentáveis dos clientes da Vocali
Acesse o Relatório de Sustentabilidade da Diklatex
O Relatório de Sustentabilidade Diklatex, que oferece um retrato conciso e transparente das iniciativas sustentáveis da empresa, já pode ser acessado neste link.
Comentários estão desabilitados,