Assessoria de imprensa como estratégia para abrir mercado

assessoria de imprensa como estratégia
Picture of Tamires Kleinkauf
Tamires Kleinkauf

Analista de Marketing da Vocali

A assessoria de imprensa é uma estratégia importante para empresas que desejam abrir mercado e consolidar posicionamento.

No terceiro episódio da nova temporada do podcast Falando bem, que mal tem?, Mylena Cooper, CEO do Grupo Vaticano e da The Diamond, compartilhou sua experiência ao investir em assessoria de imprensa como forma de profissionalizar a comunicação de um negócio que atua em um tema delicado: a morte.

O Grupo Vaticano atua no segmento de serviços funerários, enquanto a The Diamond cria diamantes laboratoriais a partir das cinzas de entes queridos e animais de estimação.

A decisão de implementar a assessoria de imprensa

“A assessoria de imprensa fazia muito mais sentido para o nosso segmento do que investir somente em conteúdo publicitário.”

Falar sobre a morte exigia uma comunicação sensível e estratégica. Com um trabalho pautado nessa ideia, a assessoria de imprensa trouxe credibilidade e posicionamento de marca com pautas informativas e de conscientização.

O serviço de comunicação foi importante para que a Vaticano pudesse gerar visibilidade espontânea, transformar inovações em notícia e abrir espaço em um mercado ainda pouco acostumado a esse tipo de estratégia.

Como encontrar o tom certo?

“Foi preciso muita criatividade junto com a comunicação para que a gente conseguisse ter destaque na mídia.”

Para ter sucesso, um assessor de imprensa precisa identificar quais termos e abordagens despertam interesse dos jornalistas e dos veículos de comunicação.

No caso da Vaticano, a pesquisa também envolvia a necessidade de achar o tom adequado para falar sobre a morte. Esse procedimento garantiu que a comunicação se conectasse com jornalistas e com o público sem parecer algo comercial.

Posicionamento de marca e conteúdo de valor

“Transmitir seriedade e ter um conteúdo de conscientização foi essencial para conquistar destaque no nosso segmento.”

Cada entrevista, artigo e ação buscava fortalecer a presença da Vaticano, além de desmistificar questões relacionadas à morte. Ao priorizar pautas de conscientização e informação, a empresa se diferenciou da concorrência e conseguiu emplacar em grandes veículos, como Folha de S. Paulo, O Globo e G1.

A comunicação como estratégia de crescimento

“Foi um diferencial da Vaticano perante a concorrência ter uma assessoria de imprensa.”

Esse depoimento da Mylena Cooper reforça que a assessoria é sobre educar o mercado, criar narrativas relevantes e transformar inovação em notícia.

Ouça o episódio Assessoria de imprensa como estratégia para abrir mercado e saiba como esse serviço de comunicação pode ser um aliado estratégico no crescimento da sua empresa.

Imagem do post: Designed by Freepik