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PARTE 1: VOCABULÁRIO Para muitas empresas, passar informações de relevância e interesse público à mídia passou a ser parte da estratégia de marketing, seguindo um processo de comunicação integrada. Isso quer dizer que campanhas publicitárias, blog, redes sociais, todos os meios de comunicação com o público alvo (diretos ou indiretos) devem estar corretamente pautados e falando a mesma língua. Tendo
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A convite do jornalista Guilherme Diefenthaeler, diretor da agência Mercado de Comunicação, participei na noite de 19/8 do debate “Possibilidade de atuação do jornalista no mercado de comunicação corporativa”, no Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina – IELUSC, em Joinville (SC). Para uma plateia de cerca de 100 estudantes de todas as fases do curso de Jornalismo da instituição, eu
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⌛ Tempo de leitura: 3 minutos O público de uma organização é formado por todo mundo que se envolve de alguma forma com a empresa (os chamados stakeholders): cliente, fornecedor, associado, acionista, parceiro, patrocinador, colaborador, futuros clientes etc. Desta forma, assim como o público precisa ser segmentado para otimizar a sua comunicação com ele, a forma de se comunicar também é
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⌛ Tempo de leitura: 3 minutos Depois de abordar a comunicação interna nos posts anteriores, agora vamos falar um pouco da comunicação externa. Existem várias formas de se fazer esse tipo de comunicação – pode ser por meio de informativos impressos ou onlines (como newsletters), jornal ou revista, vídeos etc. O importante é definir o público-alvo. Quem vai ser comunicado? Clientes?
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⌛ Tempo de leitura: 2 minutos No último post falamos sobre a importância de ter um canal de comunicação aberto com os colaboradores dentro da empresa de forma que toda a equipe esteja alinhada com as metas da organização. Mas o simples conhecimento das metas não é suficiente para que o funcionário esteja por dentro de todas as estratégias da empresa.
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⌛ Tempo de leitura: 2 minutos Já falamos aqui sobre a importância da comunicação empresarial, de como ela é responsável pelo contato direto com seus clientes, fornecedores e futuros clientes.  Mas a comunicação das empresas vai além “do falar aos outros”. É preciso também falar – e muito – com quem está ao seu lado diariamente, produzindo o seu negócio. Uma
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