Como a Vocali auxiliou a Triven a aumentar as vendas via Inbound em 80% em seis meses

aumentar vendas via inbound

No mercado desde 2015, a Triven é uma startup que oferece soluções de estratégia e backoffice para outras startups. Os serviços incluem apoio operacional, tático e estratégico em áreas como: gestão financeira, advisory, gestão de pessoas e venture.

Entre essas soluções, destaca-se o CFO as a Service, modelo de gestão financeira sob demanda, executado por uma equipe part-time especializada. A Triven é pioneira no CFO as a Service no Brasil e já atendeu mais de 100 startups.

Mas apesar do pioneirismo no mercado, a aquisição de clientes dependia majoritariamente de indicações. Era preciso buscar novas possibilidades para consolidar a marca e gerar mais oportunidades para o time comercial.

Os desafios enfrentados pela Triven

Para que a conquista de novos clientes não continuasse restrita ao boca a boca das indicações e eventos, a Triven precisava fortalecer a sua presença digital. O desafio era mostrar ao mercado as vantagens do CFO as a Service e os diferenciais da solução oferecida pela startup.

Outra necessidade era qualificar os leads de forma mais assertiva, mapeando seus comportamentos e interesses ao longo da jornada de compra. Ou seja, a Triven precisava melhorar a integração entre Marketing e Vendas para que o processo comercial fluísse de forma mais objetiva.

É nesse cenário que entrou em cena o Inbound Marketing e o trabalho da Vocali, agência parceira da RD Station.

As estratégias desenvolvidas pela agência Vocali

Utilizando os recursos do RD Station Marketing, a Vocali desenvolveu estratégias de produção de conteúdo e geração de leads que pavimentaram o caminho para o fortalecimento da Triven nos meios digitais. Além de ações de engajamento e qualificação da base de contatos, que foram potencializadas com a implementação do RD Station CRM.

O primeiro semestre de 2023 marcou a consolidação dessas estratégias e seu impacto na aquisição de clientes da Triven. Entre as ações elaboradas pela Vocali neste período destacam-se:

  • Produção e otimização de blogposts e pillar pages para melhorar o ranqueamento em assuntos relacionados à gestão financeira de startups e CFO as a Service.
  • Campanhas de mídia paga para impulsionar a geração de leads dos materiais de conversão.
  • Newsletters com conteúdos relevantes para o dia a dia dos founders de startups.
  • Campanhas de e-mail para os clientes com conteúdos e insights exclusivos.
  • Fluxos de automação com trilhas de conteúdo específicas para os leads qualificados, além de fluxos gerenciais para auxiliar os processos do time comercial.

Os resultados alcançados

As ações de Inbound desenvolvidas pela Vocali possibilitaram que a Triven atingisse resultados expressivos nas diferentes etapas do funil de Marketing durante o primeiro semestre de 2023.

Na comparação com o semestre anterior, a startup teve crescimento de:

  • 86% nas palavras-chave ranqueadas no Google;
  • 33% no número de visitantes;
  • 145% nos leads gerados;
  • 97% nas oportunidades;
  • 20% nas vendas.

“Assim como a Vocali, a Triven tem como premissa focar em consistência com coerência e não apenas em volume e frequência E o que nos certifica de que estamos no caminho certo são os resultados que temos tido com o trabalho de Inbound”, destaca Adriana Vaccari, Head de Marketing da Triven.

O impacto na aquisição de clientes via Inbound

Além do impacto nas métricas gerais de Marketing e Vendas, o trabalho alcançou aquela que era uma das principais metas da Triven: aumentar as vendas via Inbound.

O número de novos clientes de CFO as a Service que chegaram até a Triven por meio de alguma ação de Inbound cresceu 80% no primeiro semestre de 2023.

O crescimento também pode ser observado na composição das vendas realizadas. Dos clientes que fecharam negócio entre julho e dezembro de 2022, apenas 14% vieram do Inbound. Já entre as vendas realizadas no período de janeiro a junho de 2023, 33% tiveram o Inbound como origem.

A busca orgânica, especialmente de termos relacionados a “CFO as a Service”, foi a principal porta de entrada de founders de startups que optaram por escolher a Triven como parceira estratégica na gestão financeira de suas empresas.

“Quase 90% dos clientes que vieram por Inbound continuam com a Triven, ou seja, estamos convertendo leads com um super fit com a gente”, ressalta Adriana Vaccari.

Para que a conquista de novos clientes não continuasse restrita ao boca a boca das indicações e eventos, a empresa precisava fortalecer a sua presença digital. O desafio era mostrar ao mercado as vantagens do CFO as a Service e os diferenciais da solução oferecida pela startup.

Outra necessidade era qualificar os leads de forma mais assertiva, mapeando seus comportamentos e interesses ao longo da jornada de compra. Ou seja, a empresa precisava melhorar a integração entre Marketing e Vendas para que o processo comercial fluísse de forma mais objetiva. É nesse cenário que entrou em cena o Inbound Marketing e o trabalho da agência parceira da RD Station.

Utilizando os recursos do RD Station Marketing, a agência desenvolveu estratégias de produção de conteúdo e geração de leads que pavimentaram o caminho para o fortalecimento da empresa nos meios digitais. Além de ações de engajamento e qualificação da base de contatos, que foram potencializadas com a implementação do RD Station CRM.

O primeiro semestre de 2023 marcou a consolidação dessas estratégias e seu impacto na aquisição de clientes. Entre as ações elaboradas neste período destacam-se:

  • Produção e otimização de blog posts e pillar pages para melhorar o ranqueamento em assuntos relacionados à gestão financeira de startups e CFO as a Service;
  • Campanhas de mídia paga para impulsionar a geração de leads dos materiais de conversão.
  • Newsletters com conteúdos relevantes para o dia a dia dos founders de startups.
  • Campanhas de email para os clientes com conteúdos e insights exclusivos.
  • Fluxos de automação com trilhas de conteúdo específicas para os leads qualificados, além de fluxos gerenciais para auxiliar os processos do time comercial.

Crédito da imagem: Image by freepik

Veja mais cases de sucesso

Entenda como as estratégias para fortalecer a presença digital da Triven ajudaram a aumentar as vendas via Inbound de maneira significativa.

Trabalho de assessoria de Imprensa para a ACIF garantiu relacionamento próximo com a mídia e fortalecimento da entidade em Florianópolis.

O projeto Comida com História contratou a Vocali para l liderar o lançamento do 1º Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis.