O Crematório Vaticano é uma empresa de origem familiar com mais de 80 anos de atuação e hoje é administrado por Mylena Cooper, da terceira geração da família, que também é CEO da The Diamond. Com uma estrutura completa para melhor atender os clientes, a Vaticano conta com capelas de velórios,cemitérios, crematórios, crematórios pet, salas de memórias, floricultura e distribuidora de flores.
Cliente da Vocali há algum tempo, a Vaticano iniciou um novo trabalho em assessoria de imprensa em outubro de 2023. A partir daí, nosso desafio foi pensar em um planejamento de conteúdo que abarcasse os principais diferenciais do cliente.
Ações e estratégias
Sustentabilidade nos processos, inovações trazidas ao Brasil, participação em congressos importantes, o cuidado e o acolhimento com familiares e amigos enlutados estiveram entre os temas definidos logo no início do trabalho com a Vaticano. Além desses assuntos, tínhamos pela frente uma data do calendário que é bastante significativa para esse cliente: o Dia de Finados.
O dia 2 de novembro é marcado por grande movimentação nos cemitérios, por realização de cerimônias e homenagens a pessoas que já se foram. Nas semanas que antecederam a data, nos preparamos para produzir pautas que abordassem a programação das capelas da Vaticano e tudo o que seria realizado para acolher aqueles que quisessem fazer suas preces e homenagear pessoas especiais falecidas.
Assim como fizemos com a Vaticano, o planejamento de pautas de um cliente deve estar alinhado com as datas importantes do calendário, aqueles dias que fazem sentido para o segmento trabalhado. Além disso, mais do que relacionar esse cliente com a data, é fundamental criar um gancho interessante que possa acrescentar algo de relevante, oferecer aquele chamariz que atrairá a atenção dos jornalistas e despertará interesse na publicação do conteúdo divulgado.
Outro ponto que precisa estar bem definido e alinhado com o cliente é quem serão os porta-vozes para cada assunto a ser trabalho, é preciso que essas pessoas tenham disponibilidade para conversar com os jornalistas e, além disso, entendam que os jornais trabalham em um ritmo veloz, com necessidade de obter informações de forma rápida, e que as entrevistas nem sempre são solicitadas com antecedência.
Vivemos em uma realidade em que a informação é instantaneamente acessível por meio da internet e das redes sociais. Por isso, os veículos de comunicação precisam publicar informações rapidamente para manter seus leitores informados sobre eventos recentes.
Muitos jornalistas trabalham com prazos rigorosos para garantir que as edições dos jornais estejam prontas a tempo de serem distribuídas ou publicadas e compartilhar isso com o cliente é importante para que ele entenda melhor os motivos que levam a pedirmos a concessão de uma entrevista com uma certa urgência.
Os resultados
No caso da Vaticano, a solicitação de entrevista e pedido de informações complementares surgiu no início da noite, pelo programa Balanço Geral de Curitiba. O alinhamento com o cliente e a agilidade em mandar um porta-voz in loco no horário solicitado garantiu uma matéria no jornal com os depoimentos da Mylena Cooper e da Maryza Ayres, tutora dos cães terapeutas, que oferecem companhia às famílias enlutadas.
Um conteúdo voltado para a data, o diferencial do cliente e a agilidade da equipe em atender a demanda da produção resultou em um case de sucesso cujas estratégias podem ser aplicadas com outros clientes dos mais diversos segmentos.
Faça como a Vaticano e obtenha excelentes resultados com o trabalho de assessoria de imprensa. Fale conosco e veja como a Vocali poderá ajudar.
Comentários estão desabilitados,