A comunicação tem papel fundamental no desenvolvimento de empresas de diferentes portes, seja para fortalecer marcas, atrair oportunidades ou construir relacionamentos com públicos estratégicos.
Esse foi o foco do episódio do programa TV Inova SC | Sebrae Delas, que discutiu como comunicação e marketing contribuem para o sucesso de empreendedoras em diferentes setores da economia.
Neste episódio, a sócia-fundadora e diretora executiva da Agência Vocali, Clarissa Antunes, compartilhou sua trajetória e os aprendizados acumulados em quase duas décadas atuando como empreendedora na área de comunicação.
A origem da Vocali e o empreendedorismo
A Vocali começou a tomar forma ainda durante a graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Trabalho de Conclusão de Curso de Clarissa, desenvolvido em parceria com Rachel Sardinha – hoje sócia-fundadora e diretora de marketing da agência – já refletia o interesse das duas pela comunicação corporativa. O projeto consistia na criação de uma revista para um shopping e marcou o início de um olhar mais empreendedor.
Em 2006, Clarissa e Rachel fundaram a Em Voga, que anos depois passaria a ser Vocali,com foco inicial em assessoria de imprensa, em um contexto em que as redes sociais ainda não tinham relevância e a comunicação era voltada principalmente para os veículos de imprensa tradicionais.
Adaptação às mudanças e soluções completas em comunicação
Ao longo dos anos, o cenário da comunicação mudou e a Vocali acompanhou essas transformações.
Hoje, a agência atua de forma integrada, oferecendo soluções em comunicação corporativa que envolvem assessoria de imprensa/PR, inbound marketing e comunicação interna. Clarissa reforça que, mesmo que haja uma divisão, a ideia é a mesma: ajudar empresas a alinhar o tom de voz e a coerência das mensagens com os públicos internos e externos.
Comunicação estratégica e alinhada à cultura da empresa
Cada negócio possui características próprias e está em um estágio diferente de maturidade. Por isso, é essencial avaliar qual solução de comunicação é mais adequada para o contexto da empresa, considerando seus objetivos, recursos e momento de mercado.
Nesse processo, a comunicação interna ganha destaque – especialmente em um cenário de redes sociais e circulação rápida de informações. Vazamentos e crises podem surgir a partir de mensagens desalinhadas dentro da própria organização.
Um dos papéis da agência, nesse contexto, é escutar, compreender a cultura e os valores organizacionais e garantir que sejam transmitidos de forma clara. Segundo Clarissa, discursos vazios tendem a ruir: “mais importante do que divulgar o que você faz; é fazer o que você comunica.”
Quer saber mais? Assista à entrevista completa: