A comunicação interna é fundamental para o sucesso das organizações, sendo responsável por facilitar o diálogo e o alinhamento entre equipe e gestores. Neste contexto, as ferramentas para comunicação interna são aliadas importantes para a empresa se relacionar com os colaboradores de forma rápida e eficiente.
Caso sua empresa ainda esteja com dificuldades na relação com a equipe, apresentamos a seguir detalhes sobre algumas tecnologias e ferramentas para comunicação interna disponíveis no mercado e como podem revolucionar a rotina dos negócios.
10 ferramentas para comunicação interna
1. Código de Conduta
A forma mais assertiva de gerar profissionalismo nas ações da empresa e potencializar a cultura organizacional é por meio da elaboração de um Código de Conduta. O documento define regras que ajudam a diminuir potenciais riscos de crise e conflitos éticos dentro da organização.
Pensando nisso, a Vocali preparou o guia “Código de Conduta: uma ferramenta de gestão humanizada para sua empresa” com os principais pontos que podem ser abordados e qual é o papel da comunicação interna na elaboração do documento.
2. Slack
Lançado em 2014, o Slack é um programa de mensagens instantâneas voltado para o mundo corporativo que dispensa o uso do WhatsApp durante o trabalho e evita a troca de e-mails para alinhar assuntos curtos e simples.
Na plataforma, é possível criar canais específicos para organizar tarefas e promover a troca de informações entre a equipe – pode ser sobre um projeto, uma discussão de algum tópico ou tema, entre outras possibilidades. Independentemente do tipo de canal, o Slack proporciona uma troca de ideias mais ágil e facilita o compartilhamento de arquivos.
3. Trello
Como ferramenta para comunicação interna, o Trello permite que os projetos da empresa sejam gerenciados de forma mais organizada, facilitando o acompanhamento de cada etapa realizada e a identificação do colaborador responsável por cada uma das atividades. De maneira prática, o Trello faz com que a equipe fique por dentro da dinâmica de trabalho, além de permitir que possíveis imprevistos sejam resolvidos de forma mais rápida.
4. Intranet
A intranet é um sistema integrado que une todos os departamentos da empresa numa única plataforma digital. Trata-se de uma rede corporativa que pode ser acessada apenas por funcionários, possibilitando a publicação de treinamentos e informativos, divulgação de produtos e serviços, entre outras conteúdos.
Uma intranet implantada também permite a personalização do canal seguindo a identidade visual da empresa, reforçando aspectos da cultura organizacional e dando a percepção de pertencimento aos colaboradores.
5. Rede Social Corporativa (RSC)
A Rede Social Corporativa é um recurso semelhante às redes sociais e, inclusive, tem uma versão criada pela Meta, dona do Facebook e do Instagram, para empresas: o Workplace.
Como a RSC permite a participação de todos os colaboradores, fica mais fácil de manter uma comunicação horizontal e a proximidade entre diferentes setores do negócio. Além de utilizá-la em qualquer lugar com acesso à internet, os profissionais da área de comunicação interna podem segmentar públicos e criar comunicações personalizadas.
6. E-mail corporativo ou newsletter
O uso do correio eletrônico é uma das ferramentas para comunicação interna mais eficazes visando o envio de mensagens para toda a equipe de uma só vez. Entre outros benefícios, essa opção gera mais celeridade na comunicação empresarial. Usando o e-mail corporativo é possível compartilhar as novidades da empresa e criar editorias que estimulem a participação dos colaboradores.
7. Mural de recados
O mural de recado é uma prática tradicional e continua sendo indicada para organizações que adotam o modelo de trabalho presencial. O formato facilita no momento de comunicar sobre lembretes e reforçar as estratégias da empresa. Mas para ter resultado o mural de recados precisa estar em um local visível e acessível a todos os integrantes da equipe.
Outro ponto importante é que os textos sejam curtos, usando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Além disso, deve estar sempre atualizado – defina se os comunicados serão feitos de forma semanal, quinzenal ou mensal. Dessa forma, a equipe vai saber quando se atualizar sobre as novidades e informações.
8. Caixa de sugestões
Tradicional e eficiente como o mural de recados, a caixa de sugestões permite que os funcionários possam expor insatisfações e pontos que podem ser melhorados. Também funciona como uma espécie de canal de feedback para a gerência, mostrando como os colaboradores estão reagindo às estratégias adotadas no negócio.
Mas de nada adianta incluir uma caixa de sugestões se os gestores não estiverem dispostos a ouvir seus funcionários. A ideia é usar o procedimento como uma forma de coletar boas sugestões (e críticas pertinentes) e aprimorar as questões abordadas pelo time.
9. Reuniões ou eventos por videoconferência
Prática que cresceu durante a pandemia de Covid-19, a videoconferência é adotada por muitas empresas, principalmente aquelas com modelo de trabalho remoto. O recurso facilita a comunicação com os funcionários e garante um alinhamento mais eficiente das informações.
Mas é importante lembrar que, assim como qualquer tipo de reunião, a videoconferência acaba tomando tempo de todos os participantes. Dessa forma, ela deve ser realizada somente em casos em que for necessário, convidando apenas os colaboradores que precisam estar na conversa.
10. TV corporativa
Essa é uma das grandes tendências de ferramenta para comunicação interna nas empresas. Funciona como um canal de TV exclusivo para os colaboradores, sendo utilizado para potencializar campanhas de endomarketing, avisos, treinamentos, promover a cultura organizacional, entre outras ações.
A TV corporativa abre um leque de possibilidades em termos de conteúdos e programação. Além disso, as informações estão sempre acessíveis, possibilitando a divulgação de conteúdos estratégicos para todos os integrantes da equipe.
Conclusão
Existem diversas ferramentas para comunicação interna capazes de informar, motivar e engajar os colaboradores de forma eficiente. No entanto, a tecnologia ou estratégia adotada vai depender dos objetivos e da forma como a empresa deseja comunicar-se com seus funcionários.
Lembre que além de possuir as ferramentas adequadas para o seu negócio, também é preciso contar com a inteligência necessária para explorar ao máximo os recursos e possibilidades oferecidas por essas plataformas.
Quer ajuda para medir o impacto e a efetividade da comunicação interna da sua empresa e obter melhores resultados? Fale com os especialistas da Vocali!
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