Novas formas de trabalho, pandemia da covid-19, novas tecnologias… os tempos atuais estão repletos de transformações e o amanhã desafia os processos organizacionais. As práticas de home office, modelo híbrido e flexibilidade de horários pedem processos e ferramentas de comunicação para integrar, motivar e potencializar resultados das equipes. É como ensina aquele recorrente ditado corporativo: “empresas que investem nas pessoas alcançam resultados mais rapidamente e melhores”.
Para isso, a efetividade na comunicação é uma das principais metas para que o time de colaboradores esteja engajado e alinhado à missão, ao propósito e à cultura de uma organização. Afinal, comunicar é fundamental para que as relações entre as pessoas sejam frutíferas e harmônicas. E as pessoas, com seus talentos e habilidades, são uma das variáveis mais preciosas no capital das empresas.
Valorizar as pessoas! Aí é que entra a comunicação interna, cada vez mais notória e estratégica dentro das organizações. Um setor que tem assumido a missão de:
- fazer a curadoria de informações, para que essas façam sentido para os colaboradores;
- promover experiências conectando o time e a organização;
- monitorar resultados e checar se os estímulos da mensagem foram traduzidos em ação.
A comunicação interna com foco estratégico nas pessoas promove um diálogo transversal e posiciona o colaborador também como um emissor. Essa é uma prática fundamental para que a cultura organizacional seja prática cotidiana, um verdadeiro DNA do “modo de agir”. Quando o colaborador comunica os valores e missão da empresa, estamos diante do fortalecimento da marca. E como seguir esse caminho em tempos de distanciamento social?
É o que iremos te apresentar neste texto. Veja a seguir algumas tendências de comunicação interna que ganharam força com a pandemia da Covid-19 e entenda como as estratégias de comunicação precisam ser muito mais assertivas.
Comunicação interna na Pandemia: home office x cultura organizacional
A comunicação interna ganhou ainda mais destaque nos dias atuais, devido às consequências da pandemia e a necessidade do isolamento social. Esse tema já foi pauta de um webinar aqui na Vocali (e você pode assistir a gravação clicando aqui). Com essas mudanças no cotidiano de trabalho e produção, as empresas estão diante de diferentes desafios. Um deles é a promoção da cultura organizacional e outro é o engajar seus colaboradores que estão à distância.
Até mesmo as empresas com cultura organizacional consolidada sentiram a necessidade de novas formas de comunicação. A criatividade buscou novos canais de diálogo. Tornou-se necessário ressignificar comportamentos, valores e formas de trabalhar. Se as áreas de comunicação e marketing e RH já caminhavam juntos, a partir das novas vivências de pandemia, essa dupla deverá estar muito mais próxima.
A comunicação interna é um braço estratégico na promoção de uma cultura de participação e inclusão das pessoas nas empresas. Suas ações devem colocar o colaborador no protagonismo organizacional, reconhecendo seus valores no ambiente de trabalho. Quando a pessoa sente-se parte da empresa, a cultura organizacional ganha aliados. O foco é dar voz às pessoas, independente de seus cargos.
Comunicação e engajamento: um caminho sem volta
O comportamento do time tem sido foco de estudos corporativos. Um exemplo que nos aponta desafios para a comunicação interna é retratado pela pesquisa “Gente em Perspectiva”, realizada pela Falconi com 517 lideranças empresariais, de diferentes segmentos, nesse tempo de pandemia da Covid-19. Os resultados mostram que engajamento e comunicação são grandes desafios na gestão de pessoas. Se a pesquisa recortou a realidade enfrentada no cenário da pandemia, os números mostram a importância das estratégias colaborativas entre comunicação e gestão de pessoas.
O engajamento está diretamente relacionado ao sentir-se parte da empresa, afetiva e emocionalmente. A comunicação é um dos mais importantes processos para manter esse comportamento desejado por parte dos colaboradores.
Segundo a pesquisa, durante a pandemia, 95% das empresas realizaram algum tipo de ação para que as mensagens chegassem e surtissem os efeitos desejados e necessários para seus colaboradores. Os dados também apontam os principais desafios enfrentados na gestão de pessoas: 43% apontam para o desafio de engajar as pessoas à distância devido ao trabalho remoto e a comunicação constante com os colaboradores em trabalho remoto é o principal desafio para 29%.
Entre os entrevistados, 40% apontam que comunicar-se de forma eficiente com seu time é a prioridade. Mas os processos de comunicação interna também aparecem entre as preocupações dos líderes em relação à gestão de pessoas: 56% estão preocupados com o engajamento dos colaboradores e 39% com a aderência do time à cultura organizacional.
Essas necessidades, encontram caminhos de comunicação interna que estão além de produzir e disseminar conteúdo, nos diferentes meios e canais. A comunicação é um conjunto de estratégias, conectadas com o planejamento da organização, que pode ser executado com múltiplos processos internos: veículos de comunicação, campanhas, eventos e comunicação das lideranças.
Mas lembre-se: O melhor caminho para se alcançar melhores resultados em comunicação interna é um planejamento omnicanal bem estruturado! Porém isso é tema para um outro post aqui em nosso blog. Afinal, a comunicação interna ganhou muito mais espaço na estrutura organizacional.
As métricas consolidando a comunicação interna
O cenário da pandemia aponta para uma tendência que finalmente veio para ficar: o fortalecimento, compreensão e implementação de áreas como comunicação interna e Endomarketing. Novas exigências também se consolidam no setor: é preciso mensurar resultados. Os comunicadores precisam adotar novas práticas no cotidiano de trabalho.
A pesquisa “Tendências de Comunicação Interna”, realizada pela Ação Integrada em parceria com a Social Base, mostra que apenas 31% dos entrevistados planejam como serão mensurados os objetivos do planejamento em comunicação interna. Os dados mostram a urgência de uma nova cultura de comunicação.
A comunicação interna deve, ao propor soluções, também quantificar seus resultados. As métricas e os indicadores estão cada vez mais vistas como premissas, não só por servirem de termômetro para as campanhas como também para colaborar com áreas como a de Recursos Humanos, tão próxima a da comunicação. Por exemplo: as métricas da comunicação interna podem ajudar a entender como está o clima organizacional ou identificar o baixo engajamento de determinada parcela dos colaboradores.
Mensurar os resultados da comunicação interna é apresentar aos gestores o resultado dos investimentos nas ações desenvolvidas. Os dados justificam os investimentos na área, bem como possibilidades de sua maior presença nos orçamentos anuais. Inclusive, podendo contar com o financiamento de suas ações por parte de outros departamentos, justamente pela abrangência dos resultados, que não impactam apenas o setor.
É fato: o mundo dos dados está presente na realidade dos setores de comunicação interna. Não há receita pronta! O setor está ao lado dos demais setores de uma empresa e para atuar na vanguarda, é preciso esquecer as dificuldades, construir o caminho na sua empresa e mensurar seu trabalho no dia a dia. Se você não mensura, não sabe para onde está indo!
Nesses tempos de pandemia e tantos desafios, podemos dizer que a gestão de comunicação interna fortalece suas ações em frentes de missão organizacional: pessoas, cultura organizacional e mensuração de resultados.
As técnicas de comunicação e as tecnologias estão a serviço dos comunicadores. Com esse horizonte, a comunicação interna consolida-se como estratégica, colaborando diretamente na tomada de decisões, para trazer um termômetro de o que está acontecendo na vida da empresa, na visão dos colaboradores!
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