Como mostrar o valor da comunicação interna para gestores?

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Merlim Malacoski

Coordenadora de Projetos de Inbound Marketing da Vocali

Se você trabalha no RH ou na área de marketing certamente conhece a importância e o valor da comunicação interna para uma empresa, certo? Afinal, trata-se de uma ação que ajuda a integrar a equipe, fortalecer a marca e alinhar o discurso do negócio.

Justificar o investimento em comunicação interna para os tomadores de decisão, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que os gestores estejam mais focados em outros aspectos do negócio e acabem deixando as ações internas de comunicação um pouco de lado.

Pensando nisso, reunimos neste texto as principais informações para ajudar você, profissional de comunicação ou de RH, a convencer seus gestores tanto a respeito do valor estratégico quanto da necessidade de investir na comunicação interna para empresas.

Boa leitura.

Qual o valor da comunicação interna para sua empresa?

Existe fatores que demonstram por que empresas de diferentes tamanhos e segmentos precisam pensar em estratégias de engajamento e comunicação interna com seus funcionários. Confira os 5 principais na lista a seguir.

1) A comunicação interna é uma área estratégica para o negócio

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração e exemplifica o valor da comunicação interna é de que suas ações são estratégicas para o negócio como um todo. 

Quando bem estruturada, a comunicação interna também contribui para o fortalecimento da marca e impacta diretamente na forma como a empresa é vista por potenciais clientes, investidores e pelo mercado em geral.

2) A comunicação interna traz benefícios para todos os setores da empresa

– “Ah, mas o meu RH já manda comunicados para os funcionários. Não preciso de comunicação interna além disso…”

Quando uma empresa não possui um setor ou profissional específico de comunicação interna, é comum que o RH seja o responsável por comunicar-se e interagir com os funcionários. Mas isso não significa que comunicação interna e RH sejam a mesma coisa ou cumpram a mesma função.

A comunicação interna é sim uma grande aliada do setor de recursos humanos. E o RH, por sua vez, é em muitos casos a principal conexão entre a empresa e o funcionário.  Mas a comunicação interna é um compromisso de todas as áreas da empresa e impacta diretamente nas ações dos mais diversos setores – não só do RH. 

3) A comunicação interna otimiza os processos da empresa

A comunicação interna tem um papel muito importante para transmitir aos funcionários as metas e expectativas da gestão, alinhar os objetivos e propósitos da marca e reduzir o ruído de comunicação entre diferentes equipes.

Ou seja, o valor da comunicação interna também está em colocar “todos na mesma página”, otimizando processos e tornando as relações entre os setores mais transparentes e alinhadas.

E neste ponto, não há muito mistério: quando os processos do dia a dia funcionam da melhor forma possível, a empresa reduz custos, gera mais lucro e cresce. 

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4) A comunicação interna atrai (e retêm) talentos

A alta rotatividade de funcionários pode ser um pesadelo para muitas empresas, pois impacta diretamente na produtividade do negócio. Afinal, como garantir continuidade e entrega em um projeto cujo responsável muda a cada dois meses?

Além disso, a alta rotatividade também pode desgastar a imagem da empresa no mercado de trabalho e dificultar a atração de novos talentos.

E é neste ponto que se comprova mais uma vez o valor da comunicação interna.

Ao identificar problemas, facilitar o feedback e alinhar objetivos, o trabalho de comunicação interna contribui para construção do employer branding – a marca empregadora.

O employer branding nada mais é do que a reputação da marca e o modo como ela se posiciona para se tornar desejada para atrair e reter novos talentos. 

5) A comunicação interna impacta na construção da marca

Por fim, outro ponto que demonstra o valor da comunicação interna é o seu impacto no fortalecimento e na construção da marca para o público externo.

Embora seja uma estratégia focada no público de dentro da empresa, a comunicação interna influencia diretamente no modo como a marca é vista pela sociedade em geral – inclusive por clientes, potenciais clientes, investidores e concorrentes.

O já citado employer branding é um exemplo disso. Funcionários que enxergam a empresa como “um ótimo lugar para trabalhar” acabam advogando pela marca, divulgando a cultura do negócio e tornando a empresa mais conhecida e respeitada.

Dica bônus: Possibilidade de contar com uma agência especializada

Você chegou até aqui e pode estar se perguntando: 

“Ok, tenho argumentos para defender o valor da comunicação interna. Mas meu gestor ainda vai querer saber como colocar isso em prática… Quais os primeiros passos? E os custos de ter uma equipe de comunicação interna?”

A boa notícia é que você não precisa estruturar a comunicação interna “do nada”. Ter o apoio de uma agência especializada facilita e muito o trabalho dos profissionais de comunicação, RH e/ou marketing na hora de pensar em soluções para engajar a equipe.

Além disso, uma agência especializada em comunicação interna – como a VOCALI, por exemplo – já conta com a expertise de atender grandes empresas. O que contribui para traçar estratégias de comunicação interna mais assertivas para o seu negócio.

Quer colocar em prática as melhores estratégias de comunicação interna na sua empresa? Entre em contato com a VOCALI e construa as melhores soluções para o seu negócio.