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Já falamos aqui sobre a importância da comunicação empresarial, de como ela é responsável pelo contato direto com seus clientes, fornecedores e futuros clientes. Mas a comunicação das empresas vai além “do falar aos outros”. É preciso também falar – e muito – com quem está ao seu lado diariamente, produzindo o seu negócio.
Uma boa comunicação com o público interno é fundamental para que seus colaboradores saibam aonde você quer chegar e caminhem junto com a empresa para atingir as metas definidas pela diretoria. Se você não tem metas, nunca vai chegar a lugar algum. Então, comece por aí!
Uma conceito importante que aprendemos com a ActionCOACH e que seguimos até hoje aqui na agência é que as metas precisam sempre ser: (1) específicas, (2) mensuráveis, (3) atingíveis, (4) orientadas a resultados e (5) com tempo definido. E você vai defini-las junto com seus diretores e gerentes, sempre cuidando para manter um acompanhamento constante das ações e revisá-las no tempo determinado (três meses, seis meses, um ano, cinco anos etc.).
Com as metas em mãos, agende com toda a equipe da empresa – desde o CEO, até a faxineira – reuniões periódicas para apresentá-las e relembrá-las. Mostre o caminho que a empresa precisa seguir para atingir os objetivos e deixe claro para sua equipe a importância dela dentro desse processo. Cada colaborador precisa conhecer o seu papel dentro da organização e saber quais funções deve exercer de forma que contribua para que a empresa atinja as metas definidas. Desta forma, todos caminham juntos, conhecem seus objetivos e colaboram para o crescimento conjunto da empresa.
Gostou desse texto? No próximo post vamos falar da comunicação de informações estratégicas dentro das organizações. Acompanhe!
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