“Pare de se promover e comece a se comunicar”. Essa é a mensagem que Jennifer Donahoe, diretora de relações públicas e mídias sociais na Planit Advertising, passou em um webinar realizado dia 19 de março sobre as melhores práticas de comunicação de marca em tempos de incerteza.
Publicado no site da Cision por Sarah Parker, os pontos altos do webinar destacaram que as pessoas tendem a confiar mais na comunicação das empresas em que trabalham do que em outras fontes de informação, como o governo e a mídia tradicional. Logo, saber se comunicar não só com a equipe, mas com o público que interage com a sua marca é fundamental para transparecer confiança e credibilidade – além de se posicionar como uma empresa socialmente engajada e preocupada, de fato, com o bem estar da comunidade em que ela está inserida.
O webinar trouxe também dicas de boas práticas para serem implementadas pelas empresas. São elas:
- Se você ainda não pausou, interrompa todos os seus agendamentos nas mídias sociais. O cenário muda rapidamente e o que é apropriado agora, pode não ser mais daqui a algumas horas.
- Não planeje para “SE”, planeje para “QUANDO”. O vírus vai afetar a todos de uma forma ou de outra – e provavelmente já está afetando.
- Esse é o momento do valor das marcas “brilharem”. As pessoas vão se lembrar como você tratou seus funcionários e o que sua empresa fez – ou não fez – pela comunidade.
- E por último, lembre-se que o humor é uma válvula de escape para muitos e por isso mesmo não deve ser subjugado nesse momento. Tudo bem manter o bom-humor interna e externamente na empresa, apenas use-o de forma cuidadosa, respeitosa e com um tom de voz adequado.
“No final das contas, tudo se resume à comunicação aberta, honesta e frequente com seus funcionários, público, partes interessadas e comunidade”, resume o texto. A autora ainda dá uma dica final: “tenha em mente que o grande erro na reputação de marca aparece quando as pessoas acreditam que sua empresa não se importa com a situação, então avalie e questione se as pessoas querem ouvir de você sobre o assunto ou se a abordagem não vai parecer oportunista. Na dúvida, fale com sua rede pessoal e peça uma opinião honesta sobre os conteúdos que você planeja publicar”, finaliza ela.
Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
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