Veja como as estratégias de comunicação integrada ajudam a alavancar negócios comandados por mulheres.
A comunicação e o marketing possuem um papel estratégico para qualquer empresa. E no caso dos negócios comandados por mulheres isso não é diferente. Em um contexto em que as empreendedoras precisam lutar para ocupar espaços, as estratégias de comunicação e marketing são essenciais para aumentar a visibilidade e o retorno de suas empresas. O que possibilita a conquista de clientes e o fechamento de mais vendas.
Além disso, a comunicação também contribui para que mais empresárias desenvolvam a coragem e a capacidade de “mostrar a cara” e divulgar o seu trabalho. Inspirando, assim, mais mulheres a fazerem o mesmo.
VÍDEO: A importância da comunicação para as mulheres de negócios
A VOCALI abordou recentemente esse assunto no webinar “Empreendedorismo Feminino: por que a comunicação faz toda a diferença?”. Nele, as sócias da agência, Clarissa Antunes e Rachel Sardinha, falaram sobre suas trajetórias como empreendedoras no mercado da comunicação e discutiram o papel da comunicação e do marketing no crescimento de empresas lideradas por mulheres. A gravação do webinar está disponível no canal da Vocali no YouTube.
Visibilidade das mulheres na mídia cresceu, mas ainda está longe do ideal
Sozinha, a comunicação não resolve todos os obstáculos enfrentados pelas mulheres que buscam empreender. No entanto, conseguir mais visibilidade em setores estratégicos do mercado é um passo importante para a equidade de gênero.
Pense: quantas mulheres são entrevistadas em programas de TV ou a principal fonte de matérias quando a pauta não é sobre o universo feminino?
Um estudo recente do Global Media Monitoring Project, por exemplo, mostrou que a proporção de fontes e personagens femininos na mídia pulou de 1% para 25% nos últimos 5 anos. Para o relatório, foram analisadas 30.172 reportagens publicadas em setembro de 2020 em mais de 100 países, incluindo o Brasil.
A mesma pesquisa mostra que, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda há um longo caminho pela frente. Se a tendência registrada pelo relatório for mantida, serão necessários mais 67 anos para que a representação feminina na mídia seja equilibrada.
Veja outros dados do estudo do Global Media Monitoring Project:
♀️ A proporção de fontes e personagens femininos cresceu de 1% para 25% em cinco anos;
♀️ A presença de mulheres como fonte especializada subiu 7 p.p. no mesmo período;
♀️ 40% das matérias na mídia tradicional são protagonizadas por mulheres;
♀ ️ Apenas 3% das mulheres com idade entre 65 e 79 anos são retratadas em notícias. Entre homens na mesma faixa etária, a porcentagem é de 15%.
Confira mais informações sobre o estudo.
Projeto Cora: estratégias de comunicação para empreendedoras
Garantir mais visibilidade e fortalecer os negócios liderados por mulheres é o objetivo do Projeto Cora. Iniciativa da agência VOCALI, o projeto oferece consultoria de marketing e comunicação para dar maior visibilidade às empresárias e empreendedoras e também aos negócios comandados por elas.
A iniciativa conta com uma equipe de jornalistas capacitadas para propor ações de divulgação do negócio na mídia e estratégias de marketing digital para construir autoridade e relevância na internet.
Conheça o Projeto Cora
Leia também:
Empreendedorismo feminino ainda busca representatividade e inclusão
Ter projeto voluntário é arrumar “sarna pra se coçar”?
Crédito de foto: Senivpetro – www.freepik.com
Comentários estão desabilitados,