Em tempos difíceis é comum vermos as empresas cortarem custos. Os empresários pressionam os diretores, que pressionam os gerentes, que pressionam a equipe em busca de uma solução: aumentar o faturamento gastando menos.
Acontece que, para diminuir gastos, muitas empresas cortam os investimentos na comunicação e no marketing. O empresário pensa que será um corte momentâneo e que depois da crise retoma as ações, mas esquece que, ao cortar a comunicação, você está “cortando relações” com o cliente, e depois é necessário investir muito mais para voltar a ter a fatia de mercado (o coração daquele cliente) que a empresa detinha antes da crise.
Muhtar Kent, CEO da Coca-Cola, disse: “uma coisa que não fazemos na crise é cortar marketing. Queremos sair desse túnel escuro com mais participação de mercado do que entramos”. Ora, se uma empresa líder de mercado age desta forma, por que uma pequena empresa que está lutando para ser lembrada pelo cliente se daria ao luxo de cortar o marketing?
Assessoria de imprensa é a opção economicamente viável para pequenas e médias empresas se manterem em comunicação
Entendemos que a propaganda é uma forma de venda bastante direta e que comunica exatamente o que a empresa quer dizer. Porém, os altos custos com campanhas publicitárias vêm inibindo a manutenção de anúncios das pequenas e médias empresas na mídia. Uma alternativa barata e com retorno de médio e longo prazo é a assessoria de imprensa. Por meio de contatos com jornalistas, o assessor indica a empresa como fonte de reportagens, e os veículos de comunicação passam a falar da empresa, dos serviços e produtos oferecidos. Com custos bem menores que de um anúncio, o trabalho de assessoria ainda traz a vantagem de contar com a credibilidade do veículo de comunicação que noticia as informações sobre a empresa ao leitor, ouvinte ou telespectador.
Mas a assessoria não pode ser feita por pouco tempo para trazer resultados consistentes. Como disse Raul Viana, Diretor da Bridgestone: “Em comunicação, trabalho pontual é dinheiro jogado fora. Trabalho contínuo é investimento”. Logo, uma assessoria de imprensa feita de forma contínua gera resultados mensuráveis, aumenta a credibilidade da marca e torna a empresa referência no mercado de atuação. Tudo isso com um investimento em comunicação muito baixo se comparado aos anúncios pagos na mídia.
Quer saber se a assessoria de imprensa é uma opção para sua empresa?
Comentários estão desabilitados,