A comunicação interna é uma ferramenta essencial para o sucesso de uma organização e por isso mesmo não pode ficar de lado na gestão do negócio. Motivos para isso não faltam, mas o principal sem dúvida é o impacto que causa em praticamente todos os setores e decisões da empresa – da motivação e produtividade até as mudanças de rotas e lançamentos de produtos e serviços, passando pela capacidade de atrair e reter novos talentos. Mas só implantar uma estratégia não basta. Junto com ela é preciso, além de quebrar possíveis resistências, também adotar uma rotina de como medir o impacto e a efetividade da comunicação interna.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo.
Por que medir o impacto e a efetividade da comunicação interna?
Antes de apresentar as ações para medir, não custa destacar o porquê entender se o que é feito em termos de comunicação interna está realmente funcionando ou que resultados práticos está gerando. A resposta é que, ao analisar o impacto e a efetividade da comunicação interna, é possível identificar pontos fortes e fracos, avaliar o impacto das iniciativas de comunicação interna na organização e identificar áreas que precisam de melhorias.
Levando em conta que a comunicação interna pode ser entendida como o processo de troca de informações e ideias dentro de uma organização que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, produtivo e engajado, é preciso entender:
- Se o que é e como é comunicado em todos os setores da empresa impacta as pessoas de fato ou, pelo contrário, é algo indiferente, que poucos dão atenção e não vira assunto na pausa para o café nem no bom e velho Rádio Corredor.
- E se o que é comunicado efetivamente gera resultados na prática ou se também passa “batido”, como aquele mural de recados que antigamente era o exemplo de comunicação interna, mas parecia mais um objeto de decoração.
Identificou sua empresa nas situações? Não se preocupe. A seguir, apresentamos algumas maneiras de como medir o impacto e a efetividade da comunicação interna.
5 formas de medir o impacto e a efetividade da comunicação interna
1) Pesquisas de clima organizacional
Uma forma de medir o desempenho da comunicação interna é fazer pesquisas de clima organizacional. Essas pesquisas analisam diferentes questões do dia a dia da empresa e não somente a comunicação. Mas permitem obter feedback direto dos colaboradores que ajuda a medir a forma como a comunicação influencia diretamente no rendimento da equipe. Permite verificar, por exemplo, se existe clareza e fácil compreensão nas informações que são compartilhadas.
2) Análise de dados de engajamento dos colaboradores
A análise de dados de engajamento dos colaboradores fornece informações valiosas sobre o impacto da comunicação interna. É quando se consegue visualizar como se dá a participação dos colaboradores em programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional, a frequência de acesso aos canais de comunicação interna e a taxa de resposta em pesquisas de feedback.
3) Monitoramento de feedbacks
A frase é antiga, mas sempre atual: comunicação – inclusive e principalmente a interna – é uma via de mão dupla. Por isso, quando se fala em medir impacto e efetividade, o monitoramento do feedback dos colaboradores não deve ficar de fora. Isso porque essa rotina pode ajudar a identificar pontos de melhoria na comunicação interna a partir da criação de um canal para sugestões, junto com uma rotina de incentivo à participação.
4) Pesquisas de satisfação dos colaboradores
Além dos feedbacks, podem ser feitas pesquisas de satisfação dos colaboradores para obter respostas sobre diferentes aspectos da comunicação interna da empresa, desde a qualidade e frequência, bem como a percepção deles sobre o impacto do que é comunicado em sua rotina de trabalho e desempenho.
5) Métricas de desempenho organizacional
Por fim, pode-se medir a comunicação interna com base em métricas de outros setores da empresa. Para isso, a dica é buscar métricas como a taxa de rotatividade, que hoje em dia é cada vez mais impactada pela comunicação graças a conceitos como o employer branding (ou marca empregadora). A produtividade também pode gerar dados relevantes para saber se a comunicação interna é eficaz. Basta contrapor os resultados dos setores com as ações da área de comunicação da empresa.
Como melhorar os resultados da comunicação interna?
As rotinas de medição são essenciais para o sucesso das ações de comunicação interna, como destacado ao longo deste artigo. E são parte importante também do processo para melhorar o impacto e a efetividade da comunicação interna.
Neste sentido, muito mais embasada sobre o que funciona e o que precisa de ajustes, cabe a empresa seguir investindo em estratégias inovadoras e canais de comunicação adequados e, a partir disso, criar conteúdo relevante, estabelecer uma cultura de comunicação aberta, promover a participação dos colaboradores, entre outras ações, como as que a Vocali desenvolve para seus clientes.
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