Já pensou em investir um valor X e ter mais de 115 X de retorno? Em tempos de crise, bolsas instáveis e rendimentos pífios das aplicações, isso parece meio (ou totalmente) surreal, certo? Mas é possível. Tanto é possível que aconteceu. E o melhor: aconteceu com quem a gente mais adora: nosso cliente. E a gente conta aqui como ele conseguiu esse incrível retorno de mídia.
Esse texto foi escrito em 2016 e atualizado em janeiro de 2022. Continue lendo!
O investimento feito por uma determinada empresa em assessoria de imprensa em 2015 retornou em lindas 118 vezes mais em mídia espontânea pra ela. Não tá conseguindo mensurar? Digamos que o cliente tenha investido R$ 12 mil (não foi o caso, lógico, é só pra facilitar a conta!) nos últimos 12 meses em assessoria de imprensa. No final deste período ele recebeu um relatório de clipagem (inserções da marca na mídia) apontando que o que ele conseguiu com mídia espontânea foi R$ 1.416.00,00 (um milhão, quatrocentos e dezesseis mil reais). E isso por baixo, já que é impossível mensurar o valor de uma notícia, e as empresas de clipagem têm como base o valor de anúncio dos veículos de comunicação (já falamos sobre clipagem e mensuração de resultados aqui) – mas sabemos que a credibilidade de uma notícia possui um valor muito maior que o de um anúncio.
Ou seja: para cada R$ 1 investido, a empresa teve um retorno de R$ 118 em exposição da marca.
Assessoria resulta em construção da marca
Claro que este número nem sempre será tão alto, mas qual investimento, dentro da comunicação, te parece tão rentável? A assessoria de imprensa é uma ferramenta de marketing que atua diretamente na construção e fortalecimento da sua marca e que, geralmente (há exceções) trabalha a médio e longo prazo para tornar as empresas referências em seus mercados de atuação (mais informações sobre assessoria de imprensa você encontra aqui).
E o melhor é que tudo isso é praticado por um valor justo e muito menor que os de campanhas publicitárias. Em média, um mês de assessoria de imprensa local (em valores praticados aqui na VOCALI) equivale a meia página (meia página!) em um jornal de grande circulação em Santa Catarina, por exemplo. Isso só a veiculação, sem contar o valor de produção do anúncio (um anúncio, não a campanha toda! Um único anúncio!).
Portanto, a assessoria de imprensa é uma ótima opção para este cenário econômico ainda incerto. Ah! Estamos considerando aqui que não aparecer, não divulgar e não fazer nada não é opção, ok? Afinal, de que adianta você ter um produto e/ou serviço lindo e ninguém saber, né?
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