No início desta semana estive num evento chamado Trocando Ideias Empreendedoras*, que acontece três vezes por ano em Florianópolis (SC) e é aberto a todos os interessados. Essa edição teve como tema o terceiro setor e contou com uma palestra sobre o profissionalismo no voluntariado.
A palestrante, a administradora com especialização em marketing Zena Becker, atua há 30 anos no ramo do voluntariado e transformou as entidades onde trabalhou implementando princípios do empreendedorismo. Da grande aula de cidadania que foi a palestra, listei algumas dicas que a Zena apresentou e que penso ser relevantes em todos os processos ao empreender – seja de forma voluntária, seja visando lucros.
Apresento abaixo esses “trunfos para somar parceiros e superar desafios”, como pontuados pela própria palestrante.
Ter visão de negócio: não perder o foco. Isso quer dizer que o gestor de um projeto ou de uma empresa precisa trabalhar tendo em vista qual a meta que deseja ser alcançada e qual a missão e a visão da empresa para se chegar lá. Não “atire para todos os lados”. Conheça seu foco e trabalhe com – e a favor – dele.
Ter espírito empreendedor, o que facilita a captação e a gestão de recursos. A Zena fala que, para ela, o empreendedorismo é um dom, nasce com a pessoa e pode ser estimulado e aprimorado com estudos e com vivência. Eu já penso um pouco diferente. Considero que o dom pode até existir, mas também acho muito provável que as fases da vida de uma pessoa podem influenciar na decisão de abrir o próprio negócio, mesmo que durante todo o tempo anterior essa pessoa tenha tido o perfil de funcionário.
Capacidade de diálogo. Como já falamos em alguns posts aqui do blog, saber se comunicar é fundamental na vida de um empreendedor. E saber ouvir e dialogar com quem quer que seja é uma competência fundamental para os gestores e donos de empresas.
Delegar tarefas. Mas aqui tem um ‘porém’: você não pode simplesmente escolher qualquer um para um determinado projeto. É importante saber reconhecer as competências de cada pessoa da sua equipe para que elas assumam funções onde tenham capacidade de atendimento e produção, procurando sempre somar forças dentro do time.
E aí, você, seu gerente ou o diretor da sua empresa possuem esses trunfos?
*Voltado para profissionais de todas as áreas, sejam homens ou mulheres, o Trocando Ideias Empreendedoras é organizado pelo Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF Mulher – e faz parte da programação do Prêmio ACIF Mulheres Que Fazem a Diferença. A premiação foi criada para dar reconhecimento às mulheres que atuam nas categorias de negócios, poder público e terceiro setor da capital catarinense. Mais informações em www.mulheresquefazemadiferenca.com.br.
Comentários estão desabilitados,