Uma estratégia de marketing de conteúdo oferece diferentes benefícios para as empresas: reconhecimento da marca, influencia na decisão de compra dos consumidores, além de fazer com que o seu negócio seja visto como referência no mercado. Mas para contar com todas essas vantagens é preciso elaborar estratégias assertivas, criando conteúdos que atendam às expectativas da sua persona.
Esse foi um dos temas do webinar “Marketing de conteúdo: Boas práticas e tendências”, realizado pela Vocali, transmitido pelo YouTube no último dia 20 de julho de 2021. O bate-papo teve a mediação do Alexandre Gonçalves, jornalista especialista em conteúdo digital e colaborador da Vocali, e contou com a participação de Rachel Sardinha, jornalista e diretora de Marketing da Vocali, e de Bruno Volpato, editor do portal Resultados Digitais.
Entre os assuntos abordados no webinar, destaque para as principais características de um conteúdo campeão, o desafio de encontrar o tom e os canais mais adequados para atingir o público desejado, além das boas práticas para planejar e divulgar o que se produz. A conversa também tratou da importância de investir numa estratégia de marketing de conteúdo.
Neste post, reunimos os principais insights e tendências apontados pelo trio de especialistas.
Principais desafios das estratégias de marketing de conteúdo
Evitar a repetição de assuntos e acompanhar as novidades são os principais desafios para os profissionais de marketing de conteúdo. Diante desse cenário, torna-se fundamental a produção de conteúdos mais humanizados e que ajudem de fato as pessoas.
Isso porque os bons conteúdos são direcionados às principais dúvidas, mostram autoridade e educam os clientes e potenciais clientes. Por isso, na visão de Rachel Sardinha, o “conteúdo campeão é aquele que responde dúvidas, não tem erros e que é atualizado constantemente”.
Outra alternativa que pode gerar resultados assertivos é retrabalhar os blog posts que já contam com boas métricas de acesso, para que eles fiquem mais completos e com informações atualizadas.
Bruno Volpato aponta que essa estratégia é interessante para aproveitar aquilo que a empresa já tem e que pode continuar gerando engajamento. “Você sempre pode retrabalhar os conteúdos campeões, para que eles permaneçam relevantes e para que continuem ajudando as pessoas por muito tempo”.
Boas práticas no planejamento e distribuição do conteúdo
Antes de mais nada, é necessário definir qual o tom de voz que será utilizado pela empresa. Isso deve ser feito através de pesquisas sobre a maturidade digital do negócio, além de verificar em quais plataformas estão os potenciais clientes, o que inclui um filtro para definir quais e quantos canais, como as redes sociais, irão ser utilizados.
Essas ações são fundamentais para determinar em quais canais a empresa vai atuar e quais serão os tipos de conteúdos desenvolvidos. Volpato destaca que essas definições podem ser feitas a partir de testes, mostrando aos gestores através de relatórios quais foram os benefícios da ação. “Uma coisa maravilhosa do marketing de conteúdo e do inbound marketing é você pode mostrar um report completo com dados. E quando traz resultado e vendas, não tem chefe que diga ‘não’”.
Por que sua empresa deve investir em uma estratégia de marketing de conteúdo?
A estratégia de marketing de conteúdo ajuda a construir um relacionamento com clientes e potenciais clientes, através de conteúdos que gerem engajamento e que façam da empresa uma referência no mercado. Mas como fazer isso?
Para Bruno Volpato, “o conteúdo que você vai produzir é uma forma de educar a sua audiência e seus potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa. E eventualmente influenciar na decisão de compra desse futuro cliente”, destaca o editor da RD.
“Você constrói um relacionamento tendo como base o seu site, o seu blog. A gente fala de ter uma ‘casa própria’ (site e blog), que é muito importante para iniciar um relacionamento através de conteúdo. Trazer um conteúdo mais aprofundado que vai gerar uma conversão e um relacionamento”.
Tudo isso faz parte de um universo amplo e repleto de ações de inbound marketing que auxiliam no reconhecimento da marca e na fidelização de clientes. No entanto, Rachel Sardinha aponta que é essencial que as empresas tenham a noção de que os resultados das ações demandam tempo.
“A gente percebe que as empresas que veem o marketing de conteúdo como uma estratégia de comunicação e marketing de médio a longo prazo terão sucesso. Elas conseguem educar seus potenciais clientes, manter um relacionamento com os clientes atuais e conseguem o que a gente chama de ‘advogados da marca’”.
Isso porque os leads vão entrando aos poucos no funil de inbound marketing. Diante desse cenário, frear a ansiedade e a pressa dos gestores é um dos principais desafios de quem trabalha com desenvolvimento de conteúdo.
Alexandre Gonçalves destaca a necessidade de entender que o marketing de conteúdo faz parte de um processo. “As coisas não vão acontecer da noite pro dia. Você não vai estar no primeiro lugar numa busca do Google, porque escreveu hoje de manhã e ao meio-dia vai estar lá na frente do seu concorrente. Isso é um desafio. A compreensão do cliente sobre o que está sendo feito e de como tem que ser feito”.
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