⌛ Tempo de leitura: 3 minutos
O público de uma organização é formado por todo mundo que se envolve de alguma forma com a empresa (os chamados stakeholders): cliente, fornecedor, associado, acionista, parceiro, patrocinador, colaborador, futuros clientes etc. Desta forma, assim como o público precisa ser segmentado para otimizar a sua comunicação com ele, a forma de se comunicar também é influenciada por essa segmentação.
Um formato bacana e bonito de dar voz a sua empresa é por meio de publicações customizadas. A cada ano elas ganham mais espaço dentro das diretorias e gerências de marketing; as agências de comunicação empresarial têm atuado com força nesse segmento, e até grandes editoras nacionais, como a Trip e a Abril, possuem departamentos especializados em produzir periódicos customizados.
Outro diferencial desse formato está no fato de ser algo palpável: na era da comunicação via e-mail, redes sociais e mensagens no celular, oferecer para seu público algo físico colabora para aumentar a proximidade do cliente com a empresa.
O interessante dessas publicações é que tudo é determinado de acordo com a necessidade da empresa. Tamanho, periodicidade e linha editorial vão depender do perfil da organização (jovial, inovador, tradicional, e tantos outros!), da demanda de comunicação e do diálogo da empresa com o público-alvo.
Assim, a publicação pode ser uma revista com assuntos variados, como as das companhias aéreas; ou pode ser voltada para um assunto específico, como automóveis, cinema, gastronomia ou imóveis. Também é possível desenvolver edições únicas de revistas, livros e catálogos para eventos como exposições, feiras, mostras e festas; e relatórios socioambientais para as corporações.
Apresento aqui dois exemplos de publicações criadas para públicos bem distintos: uma revista de um evento de música eletrônica e um relatório socioambiental de uma usina hidrelétrica.
As possibilidades são inúmeras. Basta ter em mente (1) com quem você quer falar e (2) o quê você quer falar. A partir daí, procure uma agência especializada para desenvolver o projeto editorial e gráfico para a sua publicação, ou aposte na criatividade dos profissionais de comunicação, design e arte da sua própria empresa. Boa sorte!
Comentários estão desabilitados,