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Guest post por Larissa Alves Dias, analista de comunicação da PhoneTrack
Ser data driven é a meta de todas as empresas que buscam crescimento. Mensuração de formulários, conversões, cliques e eventos já virou rotina, mas já parou para pensar que o telefone também é um canal de obtenção de dados? E diferente do que se pensava, os dados de voz gerados pelo telefone são sim, mensuráveis.
Já imaginou quantas informações as ligações recebidas pela sua empresa poderiam ser utilizadas para tomar decisões de marketing e vendas? Pois é, as empresas estão se voltando cada vez mais para a observação de sentimento, aceitação, rejeição, entre outros fatores que são passíveis de serem compreendidos a partir da análise da fala. E isso serve também para as ligações telefônicas.
Com as ligações sempre presentes no cotidiano das empresas, as interpretações de dados da voz podem ser realizadas também através de conversas por telefone. Hoje, é possível compreender como as pessoas do outro lado da ligação estão reagindo durante a conversa, através do tom de voz e período de silêncio, e absorver insights dos dados gerados nas chamadas que contribuem na tomada de decisões da empresa.
Pra você parece algo muito inalcançável e a longo prazo poder recolher informações a partir de dados de voz? Mas a gente tá aqui pra te dizer que essas inovações tecnológicas já existem e vêm sendo aprimoradas para trazer diversos benefícios no desenvolvimento estratégico da sua empresa.
O que são dados de voz
Através de análise de ligações, do machine learning ou com a inserção de dados manualmente, os computadores estão adquirindo a habilidade de acessar informações e chegar a conclusões a partir de padrões encontrados em análise de voz.
Assim, dados de voz são todas aquelas informações adquiridas a partir do reconhecimento desses padrões. Pode parecer algo muito distante da nossa realidade atual, no entanto, as novas tecnologias já estão se preparando para o recolhimento de dados de voz em conjunto com outras ferramentas.
Através dessa conquista de conhecimento por parte das máquinas, os dispositivos de voice analytics e speech analytics estão cada vez mais presentes no cotidiano das novas inovações, melhorando, assim, as tomadas de decisão das empresas.
Os softwares de speech analytics já estão familiarizados nos contextos de call centers, por exemplo, que tem como uma das funções transcrever para texto as interações entre o atendente e a pessoa do outro lado da linha. Isso proporciona o aumento da variedade de palavras reconhecidas pelo machine learning através de arrecadação de dados e aprendizado automático computacional.
Já as programações com voice analytics funcionam de forma a analisar as conversas gravadas. No entanto, além de apenas palavras, os sistemas de voice analytics identificam também a tonalidade da voz, ênfase na fala e comportamento através do discurso.
Mas quais os motivos para usar os dados de voz para administrar uma empresa?
Por que usar dados de voz
Depois de entendido o que são dados de voz, fica a pergunta: porque fazer uso dessa tecnologia?
A resposta é simples. Os dados de voz te proporcionam uma melhor compreensão das ligações entre empresa e cliente, para, através disso, ter maior conhecimento sobre seu público consumidor, identificar melhorias no atendimento e mensurar resultados das campanhas de marketing. Então, com o recolhimento dos dados de voz é possível aprimorar as máquinas e ferramentas utilizadas no dia-a-dia da empresa, transformando-as em equipamentos cada vez mais inteligentes. E, com isso, trazer melhores resultados no gerenciamento de marketing da empresa.
Como usar dados de voz na sua empresa
As empresas correm para possuir o máximo de conhecimento possível sobre o mercado em que estão inseridas. Afinal, precisam saber como gerar retorno financeiro e ter a certeza de que seus investimentos estejam trazendo os melhores resultados.
Por isso, por que não utilizar de dados levantados para ajudar nessas tomadas de decisões?
A adoção de dados de voz nas estratégias da empresa ajuda na mensuração de ligações e facilita o processo de identificação de informações dos clientes e potenciais clientes.
Além de tudo isso, a presença de dados de voz, juntamente com ferramentas de call analytics -análise e retenção de dados a partir de ligações- colabora na performance final das ações empresariais
Algumas plataformas de call tracking já utilizam inteligência artificial para entregar melhores resultados dos dados de voz extraídos das campanhas de marketing.
Dessa forma, além de mensurar quais campanhas de marketing estão trazendo mais resultados, o call tracking permite também a extração dos dados de voz das ligações recebidas, tudo em uma plataforma só. A partir dessas gravações, o sistema de base de dados consegue coletar informações das ligações e proporcionar a geração de insights para otimizar tomadas de decisão.
Assim, os gestores das empresas podem desfrutar do aprendizado adquirido através dos dados de voz e guiar as decisões de crescimento e evolução do negócio a partir de dados completos.
Agora a questão é: sua empresa vai deixar de seguir esse caminho das inovações de inteligência artificial e ficar para trás no mercado tecnológico?
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Confira também o texto que a diretora de marketing da Vocali, Rachel Sardinha, escreveu para o blog da Phone Track: Como os dados do Google ajudam a tomar decisões corretas para o seu negócio
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