As empresas que optam pelo B2B enfrentam diferentes tipos de desafios. Um dos principais tem relação com o cenário econômico. Ao menor sinal de crise, a maioria dos empresários costuma “puxar o freio” nos investimentos, mesmo que isso reduza, por exemplo, a produção de sua indústria.
Mas há também o desafio de conhecer e identificar não só quem são seus clientes, mas qual é a jornada que o leva até a compra – quando chega esse momento e quais as motivações para contratar o negócio.
É disso que trata o artigo A jornada de compra do cliente B2B, publicado pelo Think with Google, o site de idéias e insights do Google. Reunimos a seguir os principais pontos da análise que mostra o ponto de vista das empresas que compram de empresas, com destaque para a pergunta mais importante: o que os clientes buscam? Descubra essa e outras respostas.
Principais destaques do estudo Jornada de compra do cliente B2B
📈 Crescimento do B2B
- O setor B2B cresceu em 2022, com 47% dos empresários destinando mais de 20% dos investimentos mensais de seus negócios para contratações de serviços de terceiros.
- O percentual é 25% maior ao que foi investido em 2021.
- A tecnologia tem um papel importante nesse ecossistema, com 59% das empresas no Brasil tendendo a serem as primeiras a adotar novos recursos.
🔍 O que os clientes buscam?
- Uma pesquisa do Google mostra que 86% dos clientes B2B já têm os fornecedores em mente no início da sua jornada de compra.
- Ainda segundo o Google, os serviços de terceiros mais contratados são marketing e vendas (31,8%), logística (22,6%), tecnologia/Saas (21,7%), gestão financeira (21,2%) e benefícios corporativos (17%).
- A confiança na marca é o principal fator na hora de contratar serviços B2B para 31% dos entrevistados.
- Empresas B2B que investiram mais da metade de seus orçamentos de marca no meio digital tiveram 25% de retorno.
🔑 Momentos-chave
- Para 43% dos entrevistados, a ocasião mais comum para buscar por serviços ou tecnologia de terceiros é quando há insatisfação ou problemas.
- Por outro lado, 19% procuram novos parceiros quando os contratos estão próximos do vencimento.
🌐 Presença Digital
- A jornada do consumidor B2B é longa e variada, com diversos pontos de contato e uso de plataformas diferentes. YouTube e Google são as principais fontes de informação para 47% dos tomadores de decisão B2B.
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