Hoje em dia, é extremamente raro encontrar empreendedores que não possuam nenhum canal digital. Afinal, a maioria tem pelo menos um site básico. No entanto, ter apenas isso nem sempre é suficiente ou tecnicamente adequado para iniciar uma estratégia de marketing na internet.
De nada adianta todo o esforço e investimento em conteúdo e automação de marketing se a sua plataforma online (todos os seus canais) apresenta falhas e carece de maturidade digital para impulsionar o seu negócio?
Não se engane! A chave para o sucesso online está na maturidade digital. Descubra como alcançá-la e conquiste resultados extraordinários em seu empreendimento.
Quando aparece a falta de maturidade digital?
É compreensível que, por falta de conhecimento técnico, o empreendedor faça escolhas equivocadas, muitas vezes querendo economizar, e acabe refém de uma “solução”, que, na verdade, se revela um grande problema –um sinal da falta de maturidade digital.
É o caso dos pacotes de hospedagem que “dão” um site “pronto” para o cliente. Isso costuma deixar tudo muito amarrado e costuma gerar dificuldade para expansão do site, implantar novas áreas e até postar novos conteúdos.
Ou seja, você tem, mas não tem um canal digital próprio. Ou você já não passou pela situação de que toda mudança ou acréscimo na sua página na internet, por menor que seja, precisa ser encaminhada para que o suporte a faça (e cobre por isso)?
Em casos assim, fazer melhorias visando colocar a casa em ordem pode se tornar uma grande incomodação.
Por exemplo:
Se a empresa possui apenas um site, faz sentido não ter uma área de contato para envio de mensagens ou para o interessado encontrar informações como endereço e telefone?
Ou então qual sentido de começar a publicar posts com frequência se o blog da empresa não tem um contador de acessos, como o Google Analytics, instalado? E sem o código do contador instalado, como saber o número de visitas? E quais os conteúdos geram mais interesse?
Faça o teste:
Você sabe qual a página do site da sua empresa ou o post do seu blog foi o mais acessado no mês passado?
Percebe o que se perde se não se pensa nem mesmo na importância de reunir os dados de acesso ao seu site? Além disso, é importante compreender também que todo canal digital é um manancial de dados para ações dentro e fora da internet.
Se seu site possui um contador de acessos, dados como a origem dos acessos podem indicar a necessidade de dar mais atenção para a cidade A ou B ou até pensar em promoções especiais para uma determinada cidade a fim de gerar mais vendas na região.
Hora de avaliar a maturidade digital
Parece até exagero, mas falhas como as citadas acima acontecem e muitas vezes são “invisíveis” até que a agência responsável pela estratégia de marketing digital entra em cena e as identifica, porque interferem diretamente no trabalho.
Por isso, por maior que seja o desejo de se tornar relevante e autoridade no mercado em que atua, antes de qualquer passo nesse sentido é preciso parar e avaliar qual é a sua maturidade digital.
O que isso quer dizer? Simplesmente que não se pode colocar o carro na frente dos bois. Confira nossas dicas.
Maturidade digital para colocar o canal digital em ordem
É fácil justificar a necessidade de ter maturidade digital. Se possui canais na internet é porque entende que o potencial cliente está lá (ou melhor, por aqui). Isso significa que, estando na internet, você poderá ser encontrado. E quem gosta de receber visitas com a casa bagunçada?
O mesmo se aplica ao seu site, blog, e-mail, Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Twitter…: esteja pronto para quando as visitas chegarem. Será mais fácil conquistá-las e transformá-las em leads.
📋 Fazer: Verificar o status de todos os canais digitais, incluindo qualidade das imagens postadas, atualidade das informações e rotina de atualização.
Maturidade digital vem antes do inbound marketing,
Quem não tem nenhum endereço na internet, ok, saiba que o desafio será começar do zero. Mas quem já tem não pode achar que já está pronto para fazer inbound marketing, fluxos de e-mail e outras ações de marketing digital.
O sucesso da estratégia passa necessariamente por uma análise minuciosa de todos os canais, especialmente os próprios, sites e blogs, que independem de terceiros, que é o caso das redes sociais. A maturidade é justamente essa consciência de que não se pode ter qualquer coisa e de qualquer jeito na internet.
📋 Fazer: Estar 100% consciente de que a maturidade digital é primordial para que a estratégia de marketing possa surtir o efeito desejado.
Apoio especializado para medir a maturidade digital
Para iniciar o desenvolvimento de sua estratégia de marketing digital, o primeiro passo, portanto, é avaliar sua maturidade digital. Está alta ou está baixa?
Feita a avaliação – preferencialmente com o apoio de profissionais que tenham experiência na área de produtos digitais e que também concordem com a importância de “arrumar a casa” antes de qualquer ação –, aí assim se parte para definição das estratégias, dos canais que serão utilizados, dos conteúdos que serão produzidos, enfim.
📋 Fazer: Buscar o apoio de especialistas para avaliar seus canais para desenvolver sua estratégia de marketing digital, o que também ajuda a identificar o que precisa mudar na sua visão sobre sua presença online e os movimentos necessários para estar pronta para investir.
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