De acordo com dados da HubSpot, uma empresa que adota a automação de marketing pode aumentar em 46% as chances de ter uma estratégia de Inbound Marketing mais eficiente. Para que isso ocorra é necessário contar uma boa ferramenta.
Mas, afinal, qual é a melhor plataforma de automação de marketing? Como escolher aquela mais adequada para o perfil do seu negócio? RD Station Marketing ou HubSpot Marketing Hub costumam ser as alternativas mais escolhidas por empresas que investem nessa estratégia.
Líder mundial em automação de marketing, a HubSpot foi fundada por Brian Halligan e Dharmesh Shah em 2006. A plataforma norte-americana foi desenvolvida para auxiliar negócios a aproveitarem as oportunidades oferecidas pela metodologia de Inbound Marketing. Atualmente, possui diferentes ferramentas que se complementam para uma gestão total de marketing, conteúdo, vendas e pós-venda.
O RD Station Marketing, por outro lado, desponta como a principal ferramenta de automação no Brasil e na América do Sul. O software foi o primeiro lançado pela RD Station, empresa brasileira fundada em 2011 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira. Hoje, também oferece plataformas para vendas e pós-venda.
Comparação entre RD Station e HubSpot: conheça as funcionalidades de cada ferramenta
Ambas as plataformas possuem versões diferentes com mais ou menos recursos, dependendo do plano escolhido. Aqui vamos abordar de forma mais geral a comparação entre as duas. De qualquer forma, se você precisar de ajuda para definir a melhor ferramenta para suas estratégias, agende um diagnóstico gratuito com nosso time de especialistas em ferramentas de automação e Inbound Marketing.
SEO
O Marketing Hub oferece um conjunto completo de ferramentas de SEO, desde a otimização de página até relatórios detalhados. Também integra a pesquisa de palavras-chaves diretamente no editor de conteúdo, o que facilita o processo de criação otimizado.
Já o RD Station Marketing disponibiliza sugestões de otimização e análise de palavras-chave.
Landing Pages
Tanto no RD Station quanto no HubSpot Marketing Hub é possível construir landing pages, inclusive personalizá-las para as versões desktop e mobile. Além disso, as duas ferramentas permitem a criação de testes A/B.
Um diferencial importante da ferramenta da HubSpot é que os recursos são mais variados, oferecendo diferentes tipos de módulos, seções e layout durante o momento da criação.
Leia também: Como atingimos uma taxa de conversão de mais de 90% em uma landing page
E-mail marketing
As duas plataformas oferecem recursos para a criação de testes A/B, bem como o disparo para contatos segmentados conforme os objetivos de cada campanha. É possível verificar o desempenho dos e-mails enviados analisando taxa de abertura, taxa de cliques, entre outras métricas.
Um recurso interessante da HubSpot para campanhas de e-mail marketing ou fluxos é a chance de ver o tempo gasto pelos contatos que leram o email, quais só passaram o olho ou aqueles que apenas visualizaram a mensagem.
Redes sociais
Agendamento de posts, monitoramento de interações e outras métricas relevantes para o trabalho de um social media estão disponíveis nas duas ferramentas de automação.
A da HubSpot, no entanto, possui análises e relatórios mais elaborados. É possível selecionar posts e comparar seus resultados, além de conferir gráficos relacionados ao público, cliques, compartilhamentos, impressões, entre outros.
Gestão de leads
Ter uma ferramenta de automação auxilia (e muito!) os gestores de marketing no momento de fazer a gestão da base de leads.
O HubSpot CRM Hub permite o uso de listas inteligentes, usadas para envios mais exclusivos, e listas estáticas, que não são atualizadas automaticamente e incluem somente os registros que atendem ao critério no momento em que a lista é salva.
Um diferencial da HubSpot é que, ao utilizar as ferramentas CRM Hub e Marketing Hub, você pode marcar os contatos como sendo ou não de marketing, organizando melhor a base entre os times de marketing e vendas.
O RD Station também conta com recursos importantes, como lead scoring, lead tracking e segmentação de leads. Assim como no HubSpot CRM, é possível importar e exportar os leads para a base.
Saiba mais: Como gerar leads qualificados com Inbound Marketing?
Automação de marketing
Esse é um dos aspectos mais importantes para que uma empresa contrate uma dessas ferramentas, certo?
O HubSpot Marketing Hub e o RD Station Marketing possuem recursos semelhantes quando o assunto é automação. As plataformas disponibilizam as seguintes funcionalidades:
- envio de e-mails ou mensagens em sequência;
- histórico de interações com o site e landing pages;
- fluxos de nutrição e fluxos internos;
- marcação automática de qualificação e oportunidades;
- disparo automático do contato para o CRM, entre outros.
Saiba mais: Automação de marketing não significa que você não precisa fazer mais nada
Automação de mensagens de WhatsApp
O HubSpot CRM pode ser integrado ao WhatsApp para desenvolver um fluxo de trabalho completo, uma vez que possibilita a personalização dos gatilhos e das respostas automáticas no WhatsApp.
Já a RD Station conta com o RD Station Conversas para promover a integração de diferentes canais de comunicação, como WhatsApp, Telegram, Instagram Messenger e Facebook Messenger. É possível automatizar o atendimento no WhatsApp e criar fluxos personalizados para aumentar as taxas de conversão.
Para fluxos de automação, o RD Station Marketing oferece a funcionalidade de criar e programar envios de mensagens por WhatsApp de acordo com gatilhos, conversões ou etapas do funil.
Blog
Essa é uma funcionalidade na qual a HubSpot leva vantagem, uma vez que permite a criação de um blog na própria plataforma e o agendamento de conteúdos. É válido destacar, porém, que esses recursos fazem parte do Content Hub, módulo desenvolvido para a criação e gestão de conteúdos. Dessa forma, o Marketing Hub e o Content Hub funcionam de maneira complementar.
Apesar de não contar com essas funcionalidades, o RD Station Marketing permite a criação de formulários que podem ser usados no blog da empresa, além do monitoramento das páginas mais acessadas no site e no próprio blog.
Leia também: Como o marketing de conteúdo impulsiona o crescimento do seu negócio?
Relatórios
As duas ferramentas digitais permitem a criação de dashboards personalizados com a performance das campanhas de e-mail marketing, dos fluxos de automação, das vendas, das conversões, entre outras.
Tanto no RD Station quanto na HubSpot é possível gerenciar as campanhas de marketing em um único lugar. Podem ser agrupados itens, como e-mails marketing, landing pages, formulários e pop-ups.
Importante: o acesso a esses recursos vai depender do plano contratado pela empresa. Os dois softwares oferecem planos diferentes em que as soluções são mais ou menos limitadas. O plano ideal vai depender da maturidade digital do seu negócio, de quão robusta é a sua estratégia de marketing e de quais dados e métricas você quer acompanhar e analisar.
Quais são as integrações disponíveis?
As integrações são capazes de otimizar tempo e facilitar o trabalho da equipe de marketing. Isso é fundamental para que os profissionais possam direcionar esforços para outras questões estratégicas. Confira algumas integrações disponíveis nas duas plataformas:
- RD Station: Gmail, Pluga, Zenvia, Mailchimp, Trello, Typeform, Conta Azul, entre outras.
- HubSpot: Zapier, Google Ads, WordPress, Slack, Voice, e mais.
Planos e preços
O RD Station Marketing disponibiliza quatro opções de planos: Light, Basic, Pro e Advanced. O valor cobrado muda conforme o número de contatos que a empresa pretende trabalhar. O Light tem o preço mais em conta e é recomendado para uma estratégia inicial e com foco somente em geração de leads, pois não disponibiliza dashboard de análises. O Advanced é o mais completo, com relatórios e painéis de análise bastante detalhados.
O HubSpot Marketing Hub também tem quatro opções de planos: além da versão gratuita, é possível optar pelo Starter, Professional e Enterprise. Cada um deles possui um número limitado de assentos principais e contatos de marketing. Um ponto importante que os gestores devem levar em conta é que as ferramentas da HubSpot possuem o pagamento de mensalidade em dólar.
Quando escolher RD Station ou HubSpot?
A escolha vai depender das necessidades específicas de cada empresa. Ambas as plataformas são ferramentas de automação de marketing estratégicas, mas possuem características e vantagens distintas que podem se alinhar melhor conforme os objetivos empresariais. Ao tomar a decisão, é preciso considerar o escopo das operações, o tamanho da empresa e as metas de crescimento.
Se o foco são as estratégias de Inbound Marketing, o RD Station Marketing pode ser a melhor opção. Agora, se você deseja uma ferramenta mais abrangente que concentre tudo em um só lugar, a HubSpot integra marketing, CRM, vendas e atendimento ao cliente em diferentes hubs que você pode contratar de forma complementar. O RD Station também oferece o CRM e o RD Conversas, porém em ferramentas distintas.
Quando falamos em custos, os planos da HubSpot costumam ser mais caros em comparação com o RD Station. Embora a plataforma norte-americana ofereça uma versão gratuita, os recursos são limitados e, para acessar todas as funcionalidades, os valores podem ser elevados para uma empresa com orçamentos limitados.
A verdade é que RD Station e Hubspot oferecem ferramentas de automação excelentes, mas é necessário avaliar os prós e contras de cada uma para tomar uma decisão informada que melhor se alinhe aos seus objetivos.
Vocali é parceira da RD Station e da HubSpot
Escolher o software de automação de marketing certo é essencial, mas igualmente importante é ter um parceiro adequado para gerenciar a ferramenta. A gestão eficaz das plataformas RD Station ou HubSpot exige conhecimento especializado e uma abordagem estratégica para maximizar o potencial de cada uma delas.
A Vocali, parceira certificada dos dois softwares de automação, oferece o suporte necessário para que sua empresa tire o máximo proveito tanto do RD Station Marketing, quanto do HubSpot Marketing Hub.
Com experiência e expertise, nossa equipe auxilia na implementação, personalização e gestão contínua e operacional para garantir que sua estratégia de marketing esteja sempre alinhada com os objetivos empresariais.
Fale com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar sua empresa.
Crédito da imagem: Imagem de pch.vector no Freepik
Comentários estão desabilitados,