Como já escreveu o consultor e guru Gary Vee em seu best-seller Vai fundo, “é na internet que estão as pessoas hoje. E é para a que os negócios caminham”. Levando em conta que a frase é de 2009, é de se estranhar que ainda hoje existam empresas que desconsideram explorar de fato todo o potencial do mundo digital para atrair, conquistar e fidelizar clientes. “Ah, mas minha empresa tem conta na rede social”, você pode responder. Mas só isso não basta porque usar canais como Instagram e Facebook é parte das ações e não o centro de uma estratégia que vai muito mais além: o Inbound Marketing.
Por isso, a nossa conversa hoje é com o time de marketing de empresas que atendem outras empresas e que já entenderam que o cenário exige uma mudança de visão por parte dos gestores e que o investimento em Inbound é mais do que necessário, é vital.
Sobre o valor do Inbound Marketing
Como se sabe, o Inbound Marketing tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Numa busca no Google você dificilmente encontrará estatísticas que não colocam a estratégia como principal geradora de leads qualificados e oportunidades. E isso não é privilégio nem de poucos segmentos nem de mega corporações. Empresas de todos os tamanhos estão percebendo o potencial desta estratégia para atrair, engajar e converter leads em clientes fiéis, e peça importante para o trabalho do time de vendas.
No entanto, mesmo com o interesse pelo Inbound Marketing visível também pelo sucesso de eventos como o RD Summit (em 2023 foram mais de 14 mil participantes; será que o concorrente de vocês estava lá?), alguns gestores ainda parecem céticos quanto à eficácia e ao valor que o investimento na estratégia pode gerar.
Pensando nisso, reunimos a seguir uma lista com aqueles que a Vocali considera como os melhores argumentos para convencer os gestores de empresas sobre a importância do Inbound Marketing e como usá-lo para impulsionar o crescimento do negócio.
Argumentos que mostram o valor do Inbound Marketing
Inbound Marketing é um investimento de longo prazo
Ao contrário das estratégias de marketing tradicional, o Inbound Marketing foca na criação de conteúdo relevante e útil para atrair e educar o público-alvo. A ideia é estabelecer um relacionamento duradouro com os potenciais clientes. Isso significa que o investimento em Inbound Marketing é de longo prazo, com resultados sustentáveis e que se acumulam ao longo do tempo.
Redução de custos
O Inbound Marketing é conhecido por ser uma estratégia de marketing mais econômica do que o marketing tradicional. Estudos como o da Demand Metric mostram que as empresas que adotam o Inbound Marketing gastam em média 62% menos por lead em comparação às que utilizam métodos tradicionais. Qual o segredo? Simples. Isso acontece porque o Inbound Marketing utiliza canais digitais, como blogs, redes sociais e e-mail marketing, que possuem custos menores e proporcionam maior alcance.
Aumento da taxa de conversão
O conteúdo de qualidade e segmentado permite que o Inbound Marketing alcance pessoas realmente interessadas no produto ou serviço oferecido, aumentando a taxa de conversão de leads em clientes. As empresas que utilizam o Inbound Marketing costumam alcançar taxas de conversão muito maiores em comparação às que não adotam a estratégia.
Melhoria na retenção de clientes
O Inbound Marketing não se limita apenas a atrair novos clientes, mas também a fidelizar os já existentes. Ao oferecer conteúdo útil, as empresas conseguem manter um relacionamento próximo com seus clientes, aumentando as chances de fidelização e recompra.
Métricas e análise de resultados
Um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar e analisar os resultados de cada ação realizada. Isso permite que os gestores identifiquem quais estratégias estão funcionando melhor e quais precisam ser ajustadas, otimizando o ROI e garantindo maior eficiência no uso dos recursos disponíveis.
Conte com a Vocali
Como se vê, o Inbound Marketing é uma estratégia poderosa e capaz de mudar radicalmente a trajetória de uma empresa, independentemente do estágio em que se encontra – em crise, estacionada ou bem no mercado, mas sem explorar todo o seu potencial.
Mas para o sucesso de uma estratégia de Inbound é preciso contar com o suporte de profissionais especializados desde o momento do diagnóstico até a execução das ações, passando pelo planejamento e pela definição das melhores ações. Para isso, você pode contar com a Vocali para colocar o valor do Inbound Marketing em ação na sua empresa – e até para convencer seus gestores.
Vamos conversar? É só chamar.
E confira a seguir uma seleção de conteúdos produzidos pelo time da Vocali sobre assuntos relacionados à estratégia de Inbound Marketing. Boa leitura e ótimos negócios.
- Inbound Marketing: O que é, como funciona e como fazer
- Pistas para aumentar a geração de leads qualificados nas empresas de tecnologia
- Checklist definitivo das Redes Sociais
- Como atingimos uma taxa de conversão de mais de 90% em uma landing page
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