Existe um jargão no meio da comunicação (talvez não tão conhecido de todos) que intitula as empresas de uma pessoa só de Eugências. Normalmente são empresas de assessoria de imprensa ou produção de conteúdo tocadas por uma única pessoa – normalmente um jornalista, RP ou mesmo publicitário.
Sei que muitas empresas começaram e até hoje começam desta forma. E nada contra quem as contrata nem contra os pequenos empreendedores que se lançam no mercado. O problema é quando as eugências, por terem limite de equipe e de tempo, não dão conta do recado.
A matemática é simples. Uma só pessoa fazendo o trabalho de três, quatro ou até cinco profissionais acaba não entregando o contratado pelo cliente. Para empresas pequenas, microempreendedores individuais ou mesmo pequenos negócios que não demandam uma comunicação constante, integrada e de pronto atendimento, as eugências são uma boa solução. Com custo mais baixo, conseguem atender a demanda do cliente em horário comercial, entregando no prazo. Porém, quando o cliente cresce e demanda maior atenção, o profissional sozinho fica em desvantagem.
Já uma agência de comunicação que possua equipe multidisciplinar está disponível 24 horas por dia para o cliente. Grandes empresas normalmente possuem vários departamentos, todos exigindo materiais diferentes e com produção simultânea. Já imaginou uma só pessoa dando conta de escrever num mesmo dia (às vezes na mesma hora!) textos para blog, posts para redes sociais, newsletters, releases, comunicados, atualizar site, produzir layout, fazer foto, diagramar, editar… E, no meio de tanta demanda, o profissional ainda tem mais uma preocupação: gerenciar a própria empresa. Ou seja, enquanto ele está resolvendo “pepinos” com fornecedores, contas a pagar, emissão de boletos e tantas outras pequenas atitudes “ladras de tempo”, ele não está trabalhando para você.
As demandas não param por aí. Sabemos que, quanto maior o cliente, maior o risco de acontecer alguma emergência. E as agências que possuem diferentes profissionais no atendimento costumam estar à disposição do cliente inclusive em finais de semana e feriados para eventuais emergências que possam surgir. Isso sem entrar no mérito das questões fiscais – muitas vezes as eugências parecem vantajosas por terem o preço mais barato, afinal, possuem menos custo de operação, mas acabam não emitindo nota fiscal e quando crescem e contratam pessoal, geralmente são contratos “de boca”, sem qualquer vínculo legal com a empresa.
Se você ou sua empresa estão buscando prestadores de serviços na área da comunicação, avalie bem as vantagens e desvantagens da agência que pensa em contratar. E caso opte por um profissional liberal ou por uma eugência, converse bastante com ele sobre disponibilidade para o seu atendimento e esteja cercado de amparos legais para não ter problemas no futuro.
Comentários estão desabilitados,