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Assessoria de Imprensa e Marketing Digital andam cada vez mais lado a lado numa estratégia de comunicação. O esforço conjunto é importante para que o cliente ganhe relevância e se torne autoridade em sua área de atuação pela exposição nas mídias tradicionais e nas mídias digitais. Para isso, a parceria entre as duas áreas inclui também o compartilhamento de ações e modelos de produção de conteúdo. O ponto de convergência principal neste caso é o formato dos releases.
O modelo tradicional segue um padrão de texto muito semelhante ao de uma notícia, variando eventualmente em função do tipo de publicação. Ou seja, o release como conhecemos é produzido para a mídia tradicional. Mas isso tende a mudar diante do sucesso do modelo de conteúdo do Inbound Marketing e da preocupação cada mais relevante de escrever para o Google, com técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para sites de busca).
O release não perderá suas características nem vai virar um post de blog. Mas poderá agregar, por exemplo, uma preocupação com o uso de palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço do cliente. Hoje, se lê releases que destacam o estabelecimento, a marca, e não necessariamente o que está sendo oferecido como atrativo para o público. Por que não começar a juntar as duas coisas?
Com SEO: Saiba por que mudar o jeito de produzir releases
Diferentes fatores motivam essa preocupação de escrever um release também pensando no Google. Primeiro porque este material de divulgação produzido pela Assessoria de Imprensa costuma ser reproduzido nos canais oficiais dos clientes. Este canais (blogs ou áreas de notícias) são cada vez mais fortes e atuantes dentro da estratégia de serem seu próprio veículo de comunicação.
O segundo fator é a estratégia adotada por muitos sites de notícias. Por terem uma estrutura reduzida, cada vez mais enxuta e seletiva, optam pela política de reproduzirem releases na íntegra. Os mais bem escritos certamente saem na frente nesta corrida. E se forem produzidos para a internet – pensando também do ponto de vista do SEO pró-cliente –, maiores as chances de emplacar. Título com verbo (e palavra-chave), curto, texto com frases longas e curtas intercaladas, com uns 4 mil caracteres, além do uso de subtítulos, formam um release com potencial para agradar os editores. Enviando uma foto, ainda melhor.
Nos dois fatores, a opção de rever o formato do release tem a ver com oportunidades de levar mais adiante a mensagem do cliente. Ou seja, existem espaços que podem ser ocupados com esta outra perspectiva (a do “release para o Google”) e a Assessoria de Imprensa tem todas as condições de assumir esta tarefa. Ainda mais se já houver uma cultura pró-digital na equipe e um trabalho associado com Marketing Digital.
Será mais fácil adotar uma rotina um pouco diferente com a pesquisa de palavras-chave em sites, como SEMrush, KeywordoTool.io e AnswerThePublic, ou conhecer mais sobre o “medidor” de SEO, Yoast SEO (para WordPress ou sua versão online), e também vibrar com esta nova modalidade de emplacada.
A mudança de percepção do cliente
Uma outra justificativa para este release para o Google é que o público-alvo de muitos negócios está na internet. E tem um comportamento muito prático em relação ao que precisa aprender, conhecer ou comprar: vai no Google. Ou nem vai: faz sua busca direto na área de digitação de endereços do navegador. Este é o argumento mais forte. E junto com os dados de acessos e o posicionamento nos resultados das buscas do Google é o que ajudará no trabalho de educar os clientes para esta nova realidade.
Do ponto de vista do cliente, entende-se que o conceito de sucesso seja ainda o de ter, por exemplo, uma nota de seu negócio em uma coluna de sucesso. Esta ainda é a meta que muitos pedem no trabalho da Assessoria de Imprensa, assim como o atendimento e o relacionamento com a mídia e o suporte para a estratégia de comunicação nos bons e nos maus momentos. As incertezas em torno da mídia tradicional ainda não macularam as marcas e por isso jornais, revistas, TVs e rádios mantêm suas relevâncias.
Mas quando a Assessoria de Imprensa parte para esta convergência com o digital, o cliente precisa adotar uma nova percepção de sucesso. O primeiro passo para isso é entender que a comunicação do seu negócio precisa ser otimizada com o uso de diferentes estratégias e ferramentas. E este “release otimizado” é apenas uma delas.
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