Com a atualização do iOS 14, usuários do sistema da Apple poderão escolher não compartilhar dados de rastreamento de ações dentro de sites e aplicativos. Descubra neste texto quais os impactos e como isso afeta diretamente as empresas que fazem publicidade no Facebook.
De uns anos pra cá, tem se discutido muito sobre a privacidade dos usuários em sites e aplicativos na Internet. Pequenas e grandes empresas se beneficiam do rastreamento das ações de pessoas em seus sites e aplicativos por meio do Pixel do Facebook para oferecer experiências de anúncio personalizadas para cada usuário.
Porém, recentemente o Facebook anunciou o vazamento de dados de cerca de 530 milhões de usuários que, segundo a empresa, foi fruto de uma raspagem – técnica utilizando robôs para armazenar dados públicos de usuários – feita por “atores maliciosos”. Desse montante, aproximadamente 8 milhões de contas são do Brasil.
E essa não é a primeira vez que isso acontece. Em 2018 acompanhamos o escândalo da Cambridge Analytica, empresa britânica que usou sem autorização dados pessoais de dezenas de milhões de usuários do Facebook para fins de propaganda política, manchando a reputação da rede social em questão de segurança de dados.
A fim de evitar situações como essas, a Apple anunciou novas atualizações no iOS 14 com relação ao sigilo e segurança no compartilhamento de dados dos usuários.
A partir da versão do iOS 14.5, a empresa passa a exigir que todos os aplicativos da App Store mostrem um prompt ao usuário, que possibilita que a pessoa escolha compartilhar ou não atividades (como visualizações de página, compra, etc.) dentro do app. Além disso, a mudança afeta a maneira com que o Facebook é capaz de receber e processar eventos de conversão de ferramentas como o Pixel.
Como isso impacta na publicidade no Facebook?
Quem já tem experiência anunciando na plataforma sabe o quão importante é coletar o máximo de dados possível das pessoas que acessam sua página na internet.
O Facebook faz isso através do Pixel – código de rastreamento instalado em todas as suas páginas – com o objetivo de facilitar a construção de funis de conversão, públicos personalizados e semelhantes, a fim de anunciar de forma personalizada para cada tipo de público.
Com a nova atualização da Apple, o Pixel não conseguirá mais rastrear eventos de conversão da mesma forma. Basicamente haverá um “delay” com que as informações de compra serão registradas na plataforma do Facebook, tornando as métricas existentes na plataforma menos precisas.
Outro ponto importante é que com as pessoas escolhendo não compartilhar suas ações na internet, haverá uma redução no tamanho dos públicos disponíveis no Facebook. Consequentemente as campanhas de remarketing também serão afetadas, uma vez que o Pixel não terá acesso às informações do usuário no site, ao menos que a pessoa opte por rastreá-las.
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Como estar preparado para as novas mudanças da atualização do iOS 14?
A essa altura do campeonato já estamos todos desesperados, achando que os anúncios no Facebook vão acabar. Mas calma, tem solução para diminuir os impactos nas suas campanhas:
- Verifique seu domínio: dentro do Gerenciador de Anúncios, na barra de tarefas à esquerda, clique na opção “Segurança” > “Domínio” e siga as instruções do Facebook.
- Crie suas novas conversões personalizadas: agora, cada domínio poderá criar até 8 conversões personalizadas por domínio. Para criar suas conversões vá em “Gerenciador de Eventos” > “Conversões Personalizadas”.
- Configure a Mensuração de Eventos Agregados: em cada conversão personalizada é possível adicionar a Mensuração de Eventos Agregados. Para fazer isso vá em “Gerenciador de Eventos” > “Conversões Personalizadas”, escolha o evento de conversão que deseja editar e clique em “Configurar” (na parte inferior esquerda).
- Desative seus eventos de conversão anteriores: Eventos de conversão utilizados em conjuntos de anúncio criados antes da atualização do iOS não poderão mais ser utilizados. Desative-as para não correr o risco de ter suas campanhas pausadas.
Conclusão: seu marketing digital não pode depender (só) do Facebook
Devemos levar em conta que todas estas ações buscam melhorar a experiência do usuário na internet e fazem parte de uma preocupação cada vez maior com a segurança dos dados que circulam na rede.
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Apesar das novas mudanças de privacidade do usuário, existem soluções para diminuir os impactos nas campanhas de publicidade no Facebook. (Você pode conferir mais informações sobre as mudanças e impactos causados pela atualização do iOS 14 na central de ajuda do Facebook).
O ponto mais importante que a atualização do iOS 14 e seu impacto na publicidade do Facebook evidenciam é: suas ações de marketing digital não podem ser focadas apenas nas ações de social media. A publicidade no facebook e as ações nas redes sociais como um todo são importantes, mas só funcionam quando alinhadas com estratégias completas de marketing digital.
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Crédito de foto: Omar Al-Ghosson | Unsplash
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