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No momento de traçar ou de rever a estratégia de marketing digital o empreendedor não pode deixar de observar o que seus principais concorrentes estão fazendo em redes sociais, blogs, e-mails, webinars e publicações como e-books, white papers e infográficos. Há muito o que aprender a partir desta observação.
Não se tem acesso ao resultado final das ações (alcance, leads gerados, audiência…), mas é interessante notar qual o tipo de conteúdo está sendo distribuído, quais formatos estão sendo mais usados e qual a receptividade do público (visível pelas curtidas, compartilhamentos e comentários).
Mas é sempre bom lembrar que o propósito deste “benchmarking digital” é buscar referências e boas práticas que podem servir de insights e inspirar ações nos seus canais. Não estamos falando nem de copiar nem de fazer parecido com o que o concorrente está fazendo.
Leve sempre em conta que o que pode funcionar para uma empresa pode não funcionar para outra. Por isso, antes de querer fazer o mesmo que o concorrente, pense nisso: fatores como posicionamento no mercado, estratégia de comunicação, capacidade de investimento e a própria estrutura de marketing da empresa podem influenciar no tipo de ações que podem ser desenvolvidas no ambiente digital.
Por causa disso também observar com mais atenção a concorrência pode fazer a empresa a ir para um caminho completamente diferente. O desafio será sempre aprender – até mesmo o que não fazer – para superar a concorrência com suas próprias ideias.
Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos a seguir alguns do itens que você pode observar na estratégia digital do concorrente.
Check-list do benchmarking digital
– Qual a rede social é a mais usada pelo concorrente? Se for mais de uma, identifique o tipo de conteúdo publicado em cada uma delas.
– Na página no Facebook do concorrente, quais as cinco publicações mais curtidas? E quais as cinco mais compartilhadas? Lista os números, o assunto e o formato.
– Que tipo de conteúdo é mais publicado nas redes sociais: texto, foto, link, vídeos ou infográfico?
– Com que frequência os canais digitais são atualizados?
– Em quais horários ou períodos os conteúdos são mais publicados?
– Qual a temática mais frequente dos posts do blog do concorrente? E os materiais ricos (e-books), quais temas abordam?
– Quais as principais características do blog em termos de apresentação, uso de imagem, linguagem e usado de palavras-chave?
– Qual a repercussão dos materiais ricos nas redes sociais? Verifique curtidas e compartilhamentos nos posts que compartilham links para download de e-books.
– Qual a qualidade de produção dos webinars? Profissional ou informal? E qual o número de views?
Quer saber mais sobre estratégia digital? Venha conversar com a VOCAL.
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