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O “fale conosco” ou o formulário de contato são itens presentes na maioria dos sites – arrisco dizer que hoje é praticamente impossível encontrar um site que não tenha nenhum tipo de espaço para que o usuário entre em contato.
Mas esses formulários são úteis para quem navega pela internet? Têm impacto nas estratégias de marketing digital das empresas? Ou estão lá somente porque todo site tem?
Existe uma diferença muito grande entre ter um espaço para contato em seu site e ter um canal de comunicação com o seu público. O primeiro é um item quase burocrático que pode ser percebido pelo usuário como um local em que as dúvidas vão para morrer. O segundo é uma ação de marketing digital que auxilia na captação de leads e no relacionamento da sua marca com clientes e potenciais clientes.
Qual é o grande desafio então? Fazer com que o site da sua empresa seja um canal de comunicação – e informação – para que o usuário possa tirar dúvidas, conhecer melhor os produtos ou serviços, e consequentemente, enxergar valor na sua marca.
Veja a seguir algumas formas de fortalecer os canais de contato do seu site e conheça os benefícios de estruturar esse tipo de comunicação com o seu público.
É preciso ter um responsável por responder as mensagens
Regra número 1 de qualquer tipo de comunicação: é preciso ouvir – e nesse caso, responder – seu interlocutor. Não importa o formato: formulário, pop up, chat, comentário em post etc., uma vez que o usuário entra em contato com a sua empresa ele precisa ser atendido. Para isso é preciso ter um responsável por ler as mensagens que chegam pelo site e respondê-las de maneira ágil e objetiva.
Crie formulários para as diferentes etapas do funil
Ainda que a clássica página de contato seja a mais comum, ela não precisa (nem deve) ser a única maneira do usuário entrar em contato com a sua empresa pelo site. Até porque dependendo de o quão perto o potencial cliente está de fechar uma compra, suas dúvidas serão diferentes. Por isso, ter formulários para as diferentes etapas do funil de vendas é uma forma de facilitar a comunicação e segmentar melhor o seu público.
Um exemplo: a página de contato pode contar com um formulário mais simples para comunicação geral, ao mesmo tempo em que uma página que traz informações sobre os produtos ou serviços pode ter um formulário mais completo e específico. Afinal, ao estar naquela página o usuário já demonstra certo interesse nas soluções da sua empresa e está muito mais próximo do momento de compra.
Conhecimento da audiência e pautas para o seu blog
Além dos benefícios para o usuário, os canais de contato do site também ajudam as próprias empresas a conhecer melhor a sua audiência e a produzir conteúdos que respondam às dúvidas e dores de um potencial cliente.
Disponibilizar no site, sobretudo na área de blog, espaços como “envie suas dúvidas sobre esse assunto” ou “que conteúdos você gostaria de ver por aqui?” é uma ótima forma de saber quais conteúdos geram mais interesse. Além disso, você também pode aproveitar os questionamentos e sugestões dos usuários para pautar os próximos conteúdos do blog ou de materiais informativos.
E os Chatbots?
Tendência cada vez mais comum em sites de diferentes segmentos, o chatbot é um recurso de inteligência artifical que automatiza conversas e pode servir como um canal de contato da sua empresa na internet.
O chatbot pode ser usado em processos diversos como venda, dúvidas frequentes e até agendamentos de horários. A ferramenta serve justamente para agilizar questões mais burocráticas e operacionais, deixando sua equipe livre para tratar de problemas mais complexos.
Mas lembre-se: o chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana a partir da forma como foi programado. Por isso, o processo de implementação precisa de estudo das opções do mercado, avaliação de quais processos serão automatizados e quais as configurações usadas. Não vale largar o “robozinho” achando que ele vai fazer tudo sozinho!
Hora de colocar os canais de comunicação do seu site em prática!
Os formulários de contato são apenas uma das ações de marketing digital que a sua marca pode utilizar para captação e nutrição de leads. Trata-se de uma estratégia que funciona ainda melhor quando combinada com um trabalho consistente de produção de conteúdo, otimização do site e gestão dos leads gerados.
Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto e melhorar a experiência de contato do usuário no seu site, aproveite o formulário abaixo – um dos canais de comunicação da VOCALI – e fale com a gente.
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