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Eu me considero Grammar Nazi. A chata da gramática. Aquela que vive corrigindo quem fala errado. Ross Geller ou Ted Mosby da roda de amigos. Mas isso tem um motivo: sou jornalista por formação e não aceito que um conteúdo produzido por mim ou pela minha equipe saia da agência com erros de português. (Também sou virginiana com ascendente em Virgem, mas aí já é um motivo holístico demais para ser analisado por aqui).
Nem sempre é possível, eu sei. Mas erros acontecem. E acontecem muito mais com empresas que não possuem procedimentos para evitar erros gramaticais em seus conteúdos ou não contam com profissionais capacitados na arte de escrever certo. Só hoje aconteceram três episódios: fiquei me “coçando” para não responder um email do CS de um software que veio com erro de grafia e de digitação, pensei seriamente em mandar mensagem privada em uma conta de Instagram de uma conceituada revista apontando a falta de uma preposição na legenda de uma foto, e tive o disparate de usar meus privilégios de administradora em uma conta de rede social para editar o texto postado por um terceiro que tinha “apenas” um erro de vírgula.
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Não é porque o leitor está lendo pelo celular, tablet ou na tela do computador que ele aceita erros. Tudo bem que muita gente não percebe devido à leitura dinâmica, mas isso não é desculpa. Até porque a leitura também ensina a escrever. Quanto mais lermos textos com erros gramaticais ou de digitação, mais nosso cérebro vai captar aquela informação como correta, e aí, já viu: teremos uma geração de pessoas escrevendo errado (quem viveu a era do mIRC com seus nauns sabe do que estou falando).
Com tantos anos de experiência trabalhando com isso – e muitos outros lendo livros e mais livros – acabei desenvolvendo técnicas para evitar ao máximo que isso ocorra. Compartilho aqui cinco dicas que são fáceis de serem aplicadas por qualquer pessoa, independentemente da formação ou do cargo que ocupa na organização.
1. Use um programa de edição de textos
Microsoft Word, Google Docs ou outro semelhante encontram automaticamente erros de digitação, conjugação verbal e até servem como rápidos dicionários para achar significados ou palavras semelhantes às usadas no texto. Ainda, ao salvar os arquivos no seu computador ou numa pasta na nuvem, você tem um histórico dos conteúdos produzidos e pode encontrá-los facilmente sem precisar ficar procurando nos feeds.
2. Re-releia
OK, acho que inventei essa palavra. Mas leia mais de duas vezes o que você escreveu. Releia de novo. Quando escrevemos, as ideias muitas vezes vêm mais rápido que nossos dedos conseguem digitar, então é comum pularmos letras ou mudarmos o fluxo do pensamento no meio da frase, e aí ficamos com palavras perdidas, repetidas ou mesmo com frases sem sentido algum. Ler o que escrevemos mais de uma vez vai ajudar a encontrar esses erros.
3. Peça para alguém ler seu texto
Você pensou a pauta, escreveu tudo e o post está prontinho para ser publicado. Cutuque o colega ao lado e peça para ele ler o que você escreveu. É incrível como uma leitura de terceiros encontra letras perdidas ou palavras soltas no meio do conteúdo. E o melhor: essa pessoa ainda pode avaliar se entendeu sua mensagem, ou seja, o que você quis passar ao escrever seu conteúdo. Porque de nada adianta escrever um lindo texto se a pessoa que você quer impactar não consegue captar a informação.
4. Leia em voz alta
Não é ridículo nem vai parecer que você está falando sozinho. E vai ajudar você a encontrar os erros de grafia, falta (ou sobra) de palavras, falta de contexto e até a aprimorar a cadência das frases – deixar o texto leve e instigante para ser lido até o final.
5. Recorra a um dicionário ou a uma gramática
Com o Google aí, fica ainda mais fácil encontrar como escrever uma palavra mais complicada ou como conjugar um verbo. Use esses recursos!
Sei que é praticamente impossível que todos os conteúdos, em todos os canais usados pela sua empresa, sejam postados sempre 100% sem erros. Mas ao aplicar as dicas acima você já garante um texto bem mais correto. E (olha que legal!) um email, legenda ou post de blog ou de rede social com português correto também colabora para gerar uma imagem positiva do seu negócio. Afinal, ninguém vai querer comprar de uma empresa que “iscrevi erado”, né?
Dica bônus:
Curti é o passado do verbo Curtir. Curte é o presente. Então nunca escreva “Se você curti dá um like”. Além do erro, é muito feio ficar mendigando curtidas por aí.
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