⌛ Tempo de leitura: 6 minutos
A popularização da internet e o fato de ela estar sempre na palma da mão revolucionou também a forma de fazer propaganda. As empresas que antes para serem conhecidas ou divulgar algum produto precisavam fazer anúncios na TV e no rádio, agora utilizam ferramentas acessíveis como site, blog e redes sociais, com custo muito mais baixo e direcionando a comunicação para o público-alvo. Mas como fazer com que a sua empresa se destaque entre tantas outras no meio digital? Listo abaixo algumas dicas simples que, se seguidas de forma correta, irão posicionar sua marca e dar autoridade para sua empresa.
1) Tenha um site responsivo e de fácil navegação
Toda empresa precisa de um site. “Página no Facebook vale?” Não, não vale. A primeira coisa que o Google lê é o endereço do seu site, e para um cliente que busca credibilidade, é muito mais fácil confiar numa empresa cujo endereço seja www.empresaX.com.br a www.facebook.com/empresaX. Ao mesmo tempo, não basta só ter o site. Ele precisa ser responsivo, ou seja, adaptável para smartphones e tablets. Mas não precisa ter um monte de páginas, basta que tenha as respostas das perguntas que são feitas por quem procurar por você no Google. Quem somos, o que fazemos, serviços/produtos, cases de sucesso/clientes e contato são algumas das principais dúvidas de futuros clientes da maioria das empresas.
2) Tenha um blog
“Ah, mas isso é tão ano 2000!”. Pois é, mas funciona. O blog faz com que você vire fonte de respostas para perguntas que o cliente em potencial faz ao Google. E se ele encontrar todas as respostas no seu blog, por que iria comprar do seu concorrente? Um blog que está dentro do site ainda tem outra vantagem: ajuda a melhor posicionar seu site nos buscadores caso os textos tenham as palavras-chave buscadas na internet e sejam atualizados com uma periodicidade constante. Apresentar cases de sucesso, mostrar como seu produto e/ou serviço pode ser aplicado e solucionar dúvidas – que muitas vezes o prospect nem sabia que tinha! – são formas de mostrar que você (sua empresa) entende do assunto, é confiável, tem credibilidade e, desta forma, é sim uma autoridade no assunto.
3) Faça vídeos
O YouTube é o segundo site mais usado para buscas do mundo, perdendo apenas para o Google – que também é dono do YouTube. A velocidade das coisas, a busca incessante por informações e o imediatismo que vivemos hoje em dia faz com que os vídeos sejam uma alternativa para quem procura respostas na internet. Receita de bolo? Configuração de software? Ponto de bordado? Reforma em sofá? Aula de alemão? Conceito de scrum? Tem tudo no YouTube. Com vídeos curtos e uma fala clara e objetiva você prende a atenção do prospect, conversa diretamente com ele, e ainda abre a possibilidade de interação via e-mail ou por um webinar (seminário online ao vivo).
4) Esteja nas redes sociais em que seu público está
Conhecer o seu público é fundamental para conseguir se comunicar com ele e fazer sua voz ter destaque na internet. Se sua empresa atua com B2B voltado para empresários mais maduros, não adianta ter uma conta no Snapchat. Já um consultório médico pode estar presente no Instagram mostrando bastidores do dia a dia, depoimento de pacientes e dando dicas sobre saúde. Interagir com os seus seguidores, falar sobre assuntos que são do interesse deles – e não falar só da sua empresa e de seus produtos – também são formas de criar uma relação mais “humana” com seus fãs, que, ao compartilhar seu conteúdo, ajudam a propagá-lo para potenciais clientes que até então não conheciam sua marca.
5) Relacione-se com seus leads
A partir do momento que há uma conversão no seu site quando o visitante demonstra interesse em algo que você tem a oferecer, você pode se relacionar de forma mais intensa com esse lead. Coloque-o na sua base de contatos, mande e-mails com assuntos pertinentes ao que ele buscou/baixou, materiais complementares, textos interessantes. Ele vai te perceber cada vez mais como uma autoridade no tema. A automação de marketing ajuda e muito nessas horas, segmentando a base de leads e fazendo com que os prospects entrem em fluxos de nutrição para encaminhá-los na jornada de compra até o final – a decisão de compra do seu produto ou contratação da sua empresa.
Seguindo essas cinco dicas – e seguindo um calendário de publicações – já é possível começar a construir autoridade. Ao contar com a ajuda de ferramentas especializadas – como o RD Station (softaware de gestão de Inbound Marketing) – e agências que atuam com produção de conteúdo, assessoria de imprensa e Marketing Digital – como a VOCALI, o resultado vem mais rápido.
Vamos conversar mais sobre o assunto?
Comentários estão desabilitados,