O assunto deste texto não poderia ser outro: o Coronavírus chegou muito rápido ao Brasil, e as perspectivas para as próximas semanas não são boas.
Muitas empresas já decretaram o home office, e aqui na Vocali não foi diferente. Ontem começamos a trabalhar remotamente com reuniões em vídeo e a ajuda de ferramentas de gestão de projetos para garantir nossos deadlines.
E nossas entregas também mudaram. Como produzir textos chamando para encontros, falando de eventos ou de qualquer coisa que não seja a prevenção à COVID-19? Iniciamos uma revisão de nossos cronogramas e planejamentos para adaptar todo o conteúdo produzido pela agência para esse momento.
Também é preciso cuidar com o oportunismo. Nada de “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. O momento é de união, solidariedade e empatia. Sugiro que você faça o mesmo com a sua equipe e pense no seu cliente, na saúde e na segurança dele, e como a colaboração de todos (empresas e clientes) vai implicar em um cenário mais positivo para todos nós. (Se você ainda não está convencido da importância do isolamento agora, indico essa reportagem que foi exibida pelo Fantástico no último domingo).
Aliás, como líder de equipe, deixo para você algumas dicas de trabalho em home office que, espero, possam te ajudar nessa hora.
- Esteja disponível para sua equipe no horário normal de trabalho. Eles precisam saber como te achar quando surgir a necessidade de uma aprovação, mudança de planos e discussão de estratégias. Eu pessoalmente faço reuniões por vídeo no WhatsApp ou pelo Google Meet, e ainda temos um chat com todo o time no Google Hangouts para conversas rápidas, além usarmos o Trello para o acompanhamento dos projetos.
- Reveja seu planejamento de marketing e adapte, com a equipe, o que precisar de alteração nesse momento. Talvez não seja a hora de lançar materiais genéricos ou fazer webinars. Não precisa perder o ritmo da produção, mas nem tudo precisa ser compartilhado e divulgado nas redes sociais agora.
- Enquanto estiver no horário de trabalho, não faça coisas pessoais (cozinhar, colocar a roupa para lavar etc.). Pode parecer óbvio, mas perder o foco é normal quando estamos trabalhando de casa. Na dúvida, evite fazer coisas que você não faria se estivesse na empresa.
Assessoria de imprensa e interesse público
Não é preciso ser um expert em comunicação para perceber o peso enorme que a situação atual tem perante o interesse público – e dentro da rotina dos veículos de comunicação.
Por isso, quem investe em assessoria de imprensa deve estar ciente que esse não é o momento para enviar sugestões de pauta sobre o seu negócio ou sobre assuntos alheios ao que está acontecendo no mundo.
Sobre esse assunto, recomendo a leitura do texto“Assessoria de Imprensa: Como agir quando as redações se concentram em grandes coberturas”. Ele foi feito na época da greve dos caminhoneiros, mas a cobertura da mídia naquela época está bem semelhante à atual.
A queda do paywall e a importância da informação
Nos últimos dias, diante do crescimento dos casos de coronavírus ao redor do mundo, diversos sites e portais de notícias liberaram o acesso aos conteúdos sobre a doença para não assinantes.
O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Nexo e Veja são alguns exemplos de veículos que derrubaram o paywall para que a população pudesse se informar livremente sobre o coronavírus.
O site Primeiro Digital fez uma lista com esses sites. Você pode acessá-la aqui.
Links para se informar sobre o coronavírus:
- Aplicativo Coronavírus-SUS, disponível em versão para Android e para IOS.
- Organização Mundial da Saúde: informações, visão geral e perguntas e respostas
- Vídeo: Atila Iamarino, epidemiologista e doutor em virologia, explica com números os casos que estão acontecendo lá fora e detalha a importância de se fechar as escolas e locais de grande circulação, uma medida simples e que pode salvar a vida de muitas pessoas. Assista.
Acesse nosso Guia do marketing digital na crise e e saiba como ajustar suas estratégias e fortalecer sua marca durante a crise da COVID-19:
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