⌛ Tempo de leitura: 5 minutos
Uma das partes mais difíceis para uma empresa é medir o retorno investido em marketing para o comercial. Aqui na VOCALI trabalhamos com assessoria de imprensa e inbound marketing e mesmo nós, que estamos do outro lado, estamos sempre buscando novas formas de entregar esse resultado de forma tangível. Não só entregar, mas também mensurar retorno das ações feitas pela e para a própria agência é um desafio constante. Com o uso de um CRM conseguimos entender melhor como o trabalho de marketing impacta no comercial e visualizar de forma clara alguns resultados.
Muito mais do que uma plataforma de gestão de dados de clientes, um CRM pode servir como um oráculo para sua empresa. Você pode personalizar a ferramenta de forma a entender o processo de compra de cada cliente, cadastrar informações que julga importantes para o seu negócio antes do fechamento, qualificar o cliente com base nas dores iniciais e até adaptar a plataforma para o acompanhamento do cliente após a entrada dele na empresa.
Empresas que contam com uma assessoria de imprensa como uma das ferramentas de marketing podem usar o CRM para medir os contatos que chegam após uma inserção na mídia, por exemplo. É possível incluir perguntas e campos em formulários que ajudam o comercial a rastrear o lead, entender como ele chegou na empresa e como ficou sabendo da sua solução. Se for uma empresa que faz um trabalho constante de relacionamento com a mídia, a chance de o lead responder que “leu no jornal” ou “viu uma reportagem na TV” é muito grande.
Se a empresa não faz inbound marketing e apenas está na internet por estar (tem um site simples, uma fan page), a importância de um bom CRM é ainda maior, já que a ferramenta vai ajudar na identificação dos leads que chegam pela assessoria de imprensa e organizar o processo comercial de forma que o vendedor enxergue qual informação deve obter durante as etapas da venda. Já ao ter um trabalho de inbound marketing estruturado, o mapeamento do lead fica mais claro ao cruzar informações de buscas feitas por ele, materiais baixados, páginas acessadas etc.
Qualquer empresa pode utilizar um CRM?
Se você é o dono, vendedor, financeiro, atendimento ao cliente, tudo e mais um pouco da sua empresa, provavelmente você ainda não usa um CRM. Deve ter seu caderninho de contatos, suas planilhas onde coloca os nomes e telefones dos possíveis clientes e acompanha tudo por lá mesmo. Mas como toda empresa, a sua provavelmente vai crescer. E será preciso estruturar os departamentos e a equipe para o bom andamento do seu negócio.
Aqui na agência percebemos a necessidade de utilizar um CRM quando vimos que nosso processo comercial era algo complexo e passamos a ter mais pessoas envolvidas no processo comercial além dos donos da agência. Independentemente do ramo de atividade do seu negócio e do formato de venda (e-commerce, balcão, inside sales ou outro), sua empresa pode se beneficiar de um CRM se souber adaptá-lo para suas estratégias comerciais e de gestão.
E qual CRM usar? Bom, aí você deve procurar no mercado aquele que mais se adequa às suas necessidades. Nós usamos o Moskit CRM há dois anos e temos conseguido mapear bem os leads e os clientes após a entrada deles na agência. Convidei o Paulo Semaan, um dos idealizadores do Moskit, para explicar o diferencial do software:
“Dentro do Moskit trabalhamos o conceito de retina comercial, ou seja, atuamos para evoluir a maturidade comercial da equipe de vendas por meio do software junto a um serviço recorrente opcional. Com a ferramenta o cliente passa a enxergar de fato o que importa para gerenciar a equipe e os negócios que estão acontecendo, conseguindo prever fechamentos, evitar cancelamentos (churns) e acelerar o processo de vendas.”
E aí, acha que um CRM vai casar bem com o comercial do seu negócio? Ah, se você quiser testar o Moskit e aprender sobre retina comercial você tem 15 dias gratuitos ao se cadastrar nesse link.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre mensurar resultados de marketing? Fale com a gente!
Comentários estão desabilitados,