Informações baseadas em dados são fundamentais para aprimorar nossas estratégias de marketing digital e demonstrar a eficácia de nossas ações. Com isso em mente, apresentamos neste artigo dados atualizados de uma pesquisa sobre buscas e ranqueamento orgânico no Google, divulgado pela Backlinko, uma referência em treinamento e pesquisa em SEO.
A pesquisa analisou mais de 4 milhões de resultados de pesquisa do Google para compreender melhor a taxa de cliques orgânicos, fornecendo insights valiosos para profissionais de SEO e marketing de conteúdo.
Vamos aos dados…
🔎 O primeiro resultado do Google recebe 27,6% de todos os cliques.
🔎 O primeiro colocado é 10 vezes mais provável de ser clicado do que o resultado na 10ª posição.
🔎 A taxa de cliques (CTR) da 8ª à 10ª posição é praticamente a mesma. Portanto, subir algumas posições no final da primeira página pode não resultar em mais tráfego orgânico.
🔎 Em média, subir uma posição no ranking pode aumentar o CTR em 2,8%, mas isso depende de onde você está se movendo. Mover da posição #3 para a posição #2 geralmente resulta em um aumento significativo da CTR. No entanto, mover de #10 para #9 não faz uma diferença estatisticamente significativa.
🔎 Títulos que contêm e não contêm uma pergunta têm CTRs semelhantes.
🔎 Títulos com 40 a 60 caracteres têm a maior CTR. De acordo com os dados, páginas com um comprimento de tag de título entre 40 e 60 caracteres têm uma CTR mais alta em comparação com aquelas que estão fora desse intervalo.
🔎 Palavras-chave mais longas tendem a ter uma CTR mais alta: palavras-chave entre 10-15 palavras de comprimento recebem 1,76 vezes mais cliques do que termos de uma única palavra.
🔎 URLs que contêm termos semelhantes a uma palavra-chave têm uma taxa de cliques 45% maior em comparação com URLs que não contêm uma palavra-chave.
🔎 Títulos positivos podem melhorar sua CTR. Foi descoberto que títulos com um sentimento positivo melhoraram a CTR em aproximadamente 4%.
A importância do SEO na sua estratégia de Inbound Marketing
Os dados acima reforçam que a competição acirrada se concentra nos três primeiros resultados e que a segunda página do Google é frequentemente negligenciada. A pesquisa da Backlinko destaca a importância das estratégias de otimização para os mecanismos de busca.
O uso de palavras-chave, a inclusão de meta description (descrição que aparece logo abaixo do título e do link de cada resultado) e a otimização dos títulos são apenas alguns exemplos de ações de SEO que são cruciais para aumentar o CTR e atrair mais visitantes para o seu site.
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