O jornalista é, por natureza, um produtor de conteúdo. Seja atuando em veículos de comunicação, trabalhando em assessoria de imprensa e comunicação corporativa, seja direcionando sua carreira para o marketing digital.
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Em um cenário de crescimento do mercado de inbound e marketing de conteúdo, a expertise do jornalista faz muita diferença e nós já falamos sobre isso no texto Como as técnicas de reportagem ajudam na produção de conteúdo de inbound marketing.
Mas um dos grandes desafios do jornalista é manter-se atualizado em meio ao fluxo cada vez maior de informações e as mudanças no modo como o público consome notícias.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas sobre produção de conteúdo e criatividade para que você, jornalista, esteja profissionalmente atualizado no mercado.
SEO também é importante para conteúdos jornalísticos
SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca) é um conjunto de técnicas utilizadas para que um conteúdo seja identificado pelo Google como o melhor resultado para uma busca. Trata-se de um conceito muito aplicado no marketing de conteúdo e que também pode ser utilizado pelo jornalismo.
Releases de assessoria de imprensa podem ser escritos pensando no Google. Dessa forma, maiores são as chances do texto ser publicado por portais de comunicação, uma vez que o conteúdo já está no formato adequado para a internet. Além disso, o uso de palavras-chave contribui para o bom ranqueamento do cliente no Google.
Já nos veículos jornalísticos, o uso de técnicas de SEO faz com que as notícias ou reportagens tenham destaque nos resultados de pesquisa dos usuários. A otimização contribui ainda para que o portal ganhe relevância e maior credibilidade perante o buscador – o que é cada vez mais necessário em tempos de fake news.
Leia também: Assessoria de Imprensa e SEO: Como otimizar a comunicação do seu negócio
Invista em cursos de inbound e marketing de conteúdo
Neste momento, você deve estar se perguntando como aprender mais sobre SEO, certo?
Hoje é possível encontrar uma enorme variedade de cursos online sobre marketing digital e outras áreas – e muitos deles são gratuitos.
Cursos de escrita para internet, de SEO ou de marketing de conteúdo são ótimas opções para o jornalista que quer escrever de forma otimizada para o Google.
Já para quem quer direcionar a carreira de vez para o digital, esses cursos são imprescindíveis. Eles vão te ajudar a entender o inbound marketing como um todo e também a focar em assuntos específicos da área.
Saiba mais: Cursos gratuitos de marketing digital para começar do zero
Consuma diferentes formatos de conteúdo
O consumo de conteúdos em áudio e em vídeo estão entre as principais tendências de comunicação e marketing. Mas isso não significa que blogs, portais e outros conteúdos de texto estão obsoletos.
O que isso mostra, na realidade, é que os meios para se obter informação e entretenimento são cada vez mais amplos e que o público aproveita avidamente essa variedade de canais.
Vamos tomar como exemplo o podcast Café da Manhã, da Folha de S. Paulo (até para ficarmos no âmbito jornalístico). A Folha aproveitou o crescimento dos podcasts e firmou uma parceria com o Spotify. Ao mesmo tempo, o Café da Manhã também resgatou o hábito tradicional de ler o jornal pela manhã e o adaptou para um novo formato.
Isso não quer dizer que você precisa fazer um podcast agora mesmo. Mas se hoje temos o produto de um veículo tradicional de comunicação como segundo podcast mais ouvido do país é porque conhecer e aproveitar formatos novos faz diferença para o jornalismo.
Por isso, acompanhar produtores de conteúdo de diferentes formatos é uma excelente forma de manter-se atualizado no mercado e encontrar novos insights para produção de conteúdo.
Confira também: 10 dicas de podcasts para você ouvir em 2020
Livros nunca saem de moda
Storytelling é sempre um queridinho da vez quando o assunto é produção de conteúdo. Afinal, boas histórias engajam o público, geram identificação, despertam emoções e prendem a atenção do seu leitor.
Saber contar boas histórias não é novidade para o jornalista. Pelo contrário, é requisito para a profissão. Mas quem trabalha com hard news ou cobre uma área específica sabe que, com o tempo, o texto pode ficar mais engessado e a criatividade vai dando lugar ao conforto de escrever sempre da mesma forma.
Nessas horas, os livros continuam sendo grandes aliados. Ler é a melhor forma de enriquecer seu vocabulário, conhecer técnicas de narrativa e buscar inspirações em determinados estilos de escrita.
Por isso, se sua intenção é manter-se atualizado e criativo, não deixe a leitura de lado e reserve um tempo do seu dia para apreciar bons livros.
Nem só de comunicação vive o jornalista
Não limite seus estudos ou seu consumo a conteúdos relacionados à comunicação, jornalismo ou marketing. Isso vale tanto para textos de SEO, podcasts e áudios, quanto para cursos e livros.
Buscar novas possibilidades de conhecimento e ciência em áreas fora da comunicação é uma excelente forma de expandir seus horizontes e estimular sua criatividade.
Além disso, conhecimentos externos à comunicação contribuem para enriquecer uma das grandes vantagens do jornalista (bastante apreciada no inbound marketing): a capacidade de traduzir informações especializadas de diversas áreas para o público geral.
Em resumo, a principal dica para o jornalista que deseja manter-se em dia no mercado é não se limitar ao jornalismo e expandir seus conhecimentos para outras áreas, formatos e técnicas de produção de conteúdo.
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