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O LinkedIn é uma rede estratégica para que empresas de diferentes segmentos e tamanhos – principalmente B2B e negócios B2C que oferecem produtos com alto valor agregado – divulguem conteúdos e consolidem sua reputação no mercado.
Mas se você é gestor de marketing ou atua na área já sabe disso de cor, não é mesmo? Eu mesma já escrevi um texto com 5 motivos para as empresas incluírem o LinkedIn na estratégia de marketing digital aqui no blog da VOCALI. (Vale a leitura, hein…)
O que muita gente esquece ou deixa pra lá são as possibilidades que o LinkedIn oferece para você enquanto profissional – e não apenas quando está procurando um emprego. Aliás, já vamos tirar esse elefante da sala: faz muito tempo que o LinkedIn deixou de ser somente uma ferramenta de recrutamento para se tornar um espaço de troca de experiências profissionais, aprendizado e divulgação do seu trabalho e de seus insights.
Atualizar seu perfil apenas em momentos de busca de recolocação profissional é tão 2003… Mas muitos profissionais ainda fazem isso, e existe até quem pensa que ser mais ativo no LinkedIn pode gerar desconforto no trabalho atual. “Ah, mas se eu atualizar meu LinkedIn o tempo todo meu chefe vai achar que eu estou procurando outro emprego”.
O LinkedIn é uma rede que valoriza o conteúdo autoral e é um ótimo espaço para que você possa falar sobre o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira, sobre experiências e insights obtidos a partir delas. Ou seja, uma vitrine em que você pode mostrar o valor do seu trabalho e, consequentemente da empresa em que você atua – e isso também é bom para o seu chefe…
Mas qual a melhor forma de usar o LinkedIn estrategicamente?
Como acontece com quase tudo no universo do marketing digital, as ações sempre dependem do tipo de negócio e do mercado em que você atua. Mas algumas otimizações e o uso de outras ferramentas são sempre bem-vindos e podem ser úteis para quem quer aproveitar melhor o potencial da rede social.
- Otimize seu perfil
Essa é uma dica básica mas crucial para ter o que o LinkedIn chama de “perfil campeão”. Alguns itens como URL personalizada, utilização de palavras-chave, cargo SEMPRE atualizado, uma boa foto de perfil e uma foto de capa que acrescente informações são simples de serem atualizados e fazem muita diferença.
Além disso, o resumo e a experiência são campos que merecem atenção. No caso do resumo, é importante usar a primeira pessoa e contar quem você é; além disso, tópicos também são uma boa forma de organizar as informações sobre você e o seu trabalho. Já a experiência pode ser contada em terceira pessoa e, sempre que possível, estar acompanhada de links, imagens e outras mídias que contam a sua trajetória.
- Privacidade e conexões
Ao contrário do Facebook em que não costuma ser uma boa ideia adicionar quem você não conhece, o LinkedIn é uma rede que estimula justamente as conexões, por isso não tenha medo de solicitar o contato de pessoas que você não conhece mas que atuam em ramos semelhantes aos seus.
Também é sempre bom estar atento às configurações de privacidade da rede. Afinal, não adianta criar um perfil campeão se ele não estiver acessível. Configurações como visibilidade fora do LinkedIn ajudam as pessoas a encontrar seu perfil, e a visualização do seu e-mail por todos pode ser interessante para estabelecer novos contatos profissionais.
- O Pulse e a importância do conteúdo
O Pulse é a ferramenta de publicação de artigos no LinkedIn. Um espaço exclusivo e estratégico para os usuários (nada de perfis empresariais por aqui), e muito importante para gestores de marketing mostrem que estão atualizados no mercado.
Da mesma forma que um blog é uma das peças-chaves no marketing digital das empresas, o Pulse possibilita que profissionais escrevam artigos que podem ser compartilhados em outras redes e que também podem ser encontrados quando seu público pesquisa por determinado assunto.
Para escrever artigos que geram engajamento e relevância, é importante ter um planejamento de conteúdo, usar termos e palavras-chave que facilitem as buscas e acompanhar influenciadores e Top Voices da sua área que se destaquem na produção de conteúdo.
- Acompanhe os Top Voices do LinkedIn
Você já ouviu falar do ranking de Top Voices do LinkedIn? São usuários comuns que se destacam publicando conteúdos espontaneamente na rede social. (São diferentes do influenciadores, que são convidadas pela plataforma a escrever. Bom lembrar!).
Em 2018, o LinkedIn divulgou a lista mais recente de Top Voices do Brasil, que leva em conta o engajamento gerado por suas publicações, o crescimento de seguidores relativos e a diversidade de assuntos publicados.
“São profissionais que, por compartilhar pontos de vista únicos, iniciam conversas que fazem com que toda a rede fique mais bem informada”, destacou Rafael Kato, editor chefe do LinkedIn na América Latina, na divulgação do ranking de Top Voices 2018 feita (obviamente!) no Pulse.
Você pode conferir a lista completa de Top Voices do Brasil neste link, e não preciso nem dizer que são perfis que precisam ser acompanhados por quem quer se destacar na rede social…
Pronto para turbinar seu perfil e se destacar no LinkedIn? Espero que as informações sejam úteis e te convido a continuar essa conversa por lá no meu perfil ou no da VOCALI.
Outra dica é conferir nosso Guia Definitivo das Redes Sociais que traz recomendações importantes para você e sua empresa.
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