“Com uma ajudinha do Google”. É com essa campanha – veiculada recentemente tanto em outdoors quanto na internet – que o Google busca incentivar o usuário a usar a plataforma para descobrir locais e eventos próximos a ele.
A campanha circula por várias cidades do Brasil com dicas de entretenimento para que turistas e moradores possam curtir ainda mais o verão e eventos como o Carnaval.
A ideia de investir em mídia exterior e em campanhas para se aproximar do público não é propriamente nova. Já faz um tempo que a multinacional norte-americana vem fazendo esse tipo de investimento. Em 2018, o Google espalhou painéis nos bairros de Brooklyn e Manhattan para sugerir locais e coisas para fazer na vizinhança.
A ação do Google deixa ainda mais evidente que aparecer nos resultados de pesquisas faz muita diferença para negócio locais. Mas para atrair clientes e ter mais visibilidade para a sua empresa é preciso aproveitar os recursos oferecidos pelo Google.
Uma alternativa interessante é usar o Google Meu Negócio. Com a ferramenta é possível impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre as empresas na SERP (Search Engine Results Page, a página de resultados da busca) e também no Google Maps.
Como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio ajudou a democratizar as buscas locais e trouxe oportunidades para pequenas e médias empresas que não estavam presentes nas buscas do Google com um site próprio. A plataforma gratuita permite gerenciar como as informações vão aparecer nos resultados de busca e como isso pode ajudá-los a melhorar a posição da empresa.
Neste espaço é possível divulgar o nome, local e horário de funcionamento da empresa, além de adicionar fotos, monitorar e responder comentários de clientes.
Além disso, o feature do Google Meu Negócio permite fazer posts no perfil da empresa. Assim, é possível atrair mais clientes com a publicação de promoções e ofertas, e compartilhar conteúdos para ajudar no ranqueamento orgânico e local.
Pensando em todas as possibilidades que Google Meu Negócio oferece para empresas, reunimos algumas dicas que vão ajudar no momento de gerenciar a plataforma.
1. Mantenha a sua conta atualizada
Imagine que um potencial cliente pesquisou sobre a sua empresa no Google e não encontrou o horário de funcionamento. Complicado, não é mesmo? Por mais que essa primeira dica seja óbvia, jamais esqueça de segui-la à risca.
Trocar as fotos, atualizar as informações referente aos dados do seu negócio e postar conteúdos do blog e/ou promoções são alguns pontos que merecem atenção. Além disso, não esqueça de monitorar as mensagens recebidas.
2. Coloque fotos do seu negócio
Colocar uma foto para que as pessoas possam identificar a empresa é algo básico, mas que merece atenção. Além de auxiliar o usuário a se localizar melhor, as fotos ajudam a criar mais proximidade com as pessoas que estão procurando seus produtos e serviços.
Alguns dados apresentados pelo próprio Google mostram a relevância de postar fotos no canal. Contas com imagens recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.
3. Gere interação no perfil da sua empresa
As pessoas costumam confiar nas avaliações que encontram na internet. De acordo com a empresa Bright Local, 93% das pessoas pesquisam a opinião de outros usuários antes de comprar um produto ou serviço.
Por isso, nossa dica é: estimule quem já comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência. Dessa maneira, é possível mostrar que o espaço é destinado para uma troca de experiências entre empresa e consumidor.
Mas nem só de boas avaliações a internet é feita! Então, quando os comentários forem negativos, responda também. Agradeça ao feedback e aproveite para melhorar a experiência do cliente.
4. Sua empresa tem blog? Divulgue os blog posts na plataforma
Contar com mais um canal para atrair cliques para o blog é uma excelente alternativa, não é mesmo? E aqui está outra vantagem do Google Meu Negócio.
Você pode compartilhar todos os conteúdos do blog da empresa na plataforma. Inclusive, é possível colocar o link para que o usuário possa acessar o blog.
Dica bônus: o Google Postagens aceita formatos de vídeos, imagens e eventos. Esses conteúdos ficarão ativos por uma semana, por isso voltamos para a primeira dica, de manter o perfil atualizado. Tenha em mente que você deve programar postagens com novas informações.
5. Troque mensagens com os clientes
O chat online é um procedimento que possibilita aos clientes um contato direto com a empresa, tirando dúvidas de forma rápida e prática. Mas é importante que as respostas sejam feitas de maneira ágil.
A possibilidade de criar mensagens automáticas e habilitar o chat para os horários de atendimento é uma boa alternativa para não deixar o cliente no vácuo. O próprio Google estimula a rapidez disponibilizando informações sobre o tempo médio de respostas.
6. Possibilidade de acessar e analisar dados
A ferramenta oferece acesso a todas as informações relacionadas com as pesquisas, visitas e navegabilidade do negócio. Essas métricas ajudam as empresas no momento de decidir quais são as melhores estratégias e o que deve ser modificado.
Alguns dados que estão disponíveis são: média de classificação dada pelos clientes, quantidade de comentários, visualizações, cliques e seguidores, além das chamadas realizadas e as rotas traçadas pelo público.
Com todos esses dados é possível ter mais controle no momento de administrar o perfil e adequar o seu negócio às demandas das suas personas.
7. Use o Google Meu Negócio para se aproximar dos usuários
O Google Meu Negócio é um dos principais canais para divulgar sua empresa na internet e se aproximar, social e geograficamente, de mais clientes.
O processo para fazer a inscrição na plataforma é simples e não demanda muito tempo. Feito isso, basta manter o perfil atualizado e aproveitar todos os recursos que ele oferece.
Nós já falamos muitas vezes ao longo do texto, mas não custa lembrar: a plataforma é gratuita. Ou seja, não terá nenhum custo e vai trazer muitos benefícios para o seu negócio.
Mas atenção: O Google Meu Negócio não substitui um site próprio!
O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para negócios de todos os tamanhos, mas isso não exclui a necessidade de ter um site. Empresas maiores – ou que estejam em busca de crescimento – precisam ter um canal próprio de posicionamento na internet e comunicação com o público.
Nesses casos, o Google Meu Negócio serve como um espaço complementar de divulgação que pode, inclusive, direcionar o usuário para o site da empresa.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais informações? Entre em contato com a gente!
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