O marketing tradicional foca diretamente em vendas, resultados a curto prazo e propagandas. Já o inbound marketing oferece informações que ajudam a responder às dúvidas e que fazem com que o potencial cliente naturalmente veja sua marca como solução para os problemas que enfrenta.
Para isso, o trabalho do inbound marketing envolve ações e estratégias de comunicação diversas. Entre elas, criar conteúdo relevante, adaptar o site com técnicas de otimização e distribuição, cuidar do relacionamento com a base de contatos etc. Tudo isso para atrair o consumidor até o produto ou serviço que uma empresa oferece.
“Mas será que o inbound marketing funciona para minha empresa?”, você pode estar pensando.
A resposta é sim! E o que muda de negócio para negócio são as ações realizadas e o modo como inbound será trabalhado de acordo com o perfil de cada empresa.
A seguir, você aprende mais sobre como o inbound marketing funciona e quais suas aplicações e benefícios para empresas que vendem para outras empresas. Confira.
Inbound marketing funciona para empresas B2B?
O fato de que o custo para investir em inbound marketing é menor do que quando comparado ao marketing tradicional (um lead custa 62% menos quando gerado via inbound) é uma das razões para que a estratégia seja utilizada por empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
No caso dos negócios B2B (Business to Business), ou seja, das empresas que comercializam para outras empresas, o inbound marketing tem o objetivo de mostrar as soluções que ajudam clientes a obter resultados melhores. Um dos principais benefícios do inbound é construir e fortalecer a autoridade e a credibilidade da marca no mercado, garantindo que a empresa seja vista como referência por outras companhias.
Isso é feito com o apoio do marketing de conteúdo e formatos como blogs, e-mail marketing (em acordo com a LGPD), podcasts e redes sociais, além de ferramentas de automação de marketing e CRM. Tudo isso alinhado a uma gestão inteligente, tanto na definição de ações quanto na análise e ajustes para aumento na conversão em vendas.
Como a jornada de compra dos negócios B2B é mais longa, as ações de relacionamento e nutrição dos leads possuem importância fundamental tanto para esclarecer dúvidas de potenciais parceiros, quanto para fornecer informações que evidenciem o potencial da sua empresa e influenciem na tomada de decisão.
E o trabalho do inbound não para aí: posteriormente à compra, são realizadas ações para manter o relacionamento com esse cliente com a perspectiva de fidelizar e fechar novas vendas.
Diferença entre o inbound marketing para B2B e para B2C
A empresa B2B que deseja investir no inbound marketing deve estar ciente de que a estratégia para negócios entre empresas é diferente da que usada pelas B2C – ou seja, que vendem para o consumidor final. Veja as principais diferenças.
- Nas empresas B2C, o inbound marketing inclui, de um lado, um certo apelo emocional. Do outro, a própria experiência do cliente em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
- Na comparação com o B2B, as empresas B2C costumam ter uma jornada de compra com menos etapas e menos pessoas envolvidas.
- No B2C, o inbound funciona com a produção de conteúdos relacionados aos problemas que o potencial cliente enfrenta e às possibilidades de solução. Isso vai guiar o cliente na jornada de compra até a aquisição do que ele precisa.
Passo a passo: como o inbound marketing gera resultados
Como destacado acima, o inbound marketing funciona e pode ser aplicado aos mais diversos tipos de empresas e segmentos. Assim, para dar certo são necessários alguns requisitos como o comprometimento com as ações definidas pelo departamento de marketing ou pela agência digital contratada. Isso é essencial para que ele gere os resultados esperados, e alguns pontos precisam ser levados em consideração:
-
Maturidade digital
O inbound envolve, sobretudo, a atração de leads pela internet. Por isso, é fundamental que a empresa tenha um mínimo de maturidade digital. Ter um site estruturado e amigável, por exemplo, é um requisito básico para executar ações de produção de conteúdo e ranqueamento.
Ou seja: de nada adianta investir em conteúdo e automação de marketing se a sua plataforma na internet (seus canais e site) apresenta falhas básicas e não permite que usuário chegue ao seu conteúdo.
-
Conteúdo relevante e periódico
Quando o potencial cliente procura informações do seu mercado ele deve encontrar a sua marca. Para isso, é preciso produzir periodicamente conteúdos relevantes que realmente atendam às dúvidas do seu público.
-
Mensuração de resultados
Uma das principais vantagens do inbound marketing é a possibilidade de medir os resultados de sua ações. Atualmente, fazer marketing sem olhar para os resultados é um tiro no escuro. Medir e analisar o que foi realizado é o primeiro passo para identificar possibilidades de melhorias e oportunidades de investimento e estratégias.
-
Apoio de uma agência
Produção de conteúdo, captação de leads, estudo de personas, análise de presença digital, relacionamento, análise de resultados… As ações de inbound marketing são variadas e exigem expertise no assunto. Por isso, contar com uma agência digital especializada é fundamental para que o trabalho seja feito de modo estratégico e gere os melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber como a Vocali pode ajudar a sua empresa a gerar mais vendas usando inbound marketing ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente.
Comentários estão desabilitados,