Diferente do marketing tradicional, focado diretamente em vendas, resultados a curto prazo e propagandas, o inbound marketing oferece informações que ajudam a responder às dúvidas e que fazem com que o potencial cliente naturalmente veja sua marca como solução para os problemas que enfrenta.
Para isso, o trabalho do inbound marketing envolve ações e estratégias de comunicação como conteúdo relevante, técnicas de otimização e distribuição, relacionamento com a base de contatos etc., para atrair o consumidor até o produto ou serviço que uma empresa oferece.
“Mas será que o inbound marketing funciona para minha empresa?”, você pode estar pensando.
A resposta é sim. E o que muda de negócio para negócio são as ações realizadas e o modo como inbound será trabalhado de acordo com o perfil de cada empresa.
A seguir, você aprende mais sobre como o inbound marketing funciona e quais suas aplicações e benefícios para empresas que vendem para outras empresas. Confira.
Inbound marketing funciona para empresas B2B?
O fato de que o custo para investir em inbound marketing é menor do que quando comparado ao marketing tradicional (um lead custa 62% menos quando gerado via inbound) é uma das razões para que a estratégia seja utilizada por empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
No caso dos negócios B2B (Business to Business), ou seja, das empresas que comercializam para outras empresas, o inbound marketing tem o objetivo de mostrar as soluções que ajudam clientes a obter resultados melhores. Nesse sentido, um dos principais benefícios do inbound marketing é construir e fortalecer a autoridade e a credibilidade da marca no mercado, garantindo que a empresa seja vista como referência por outras companhias.
Isso é feito com o apoio do marketing de conteúdo e formatos como blogs, e-mail marketing (em acordo com a LGPD), podcasts e redes sociais, além de ferramentas de automação de marketing como o RD Station, associado ao CRM e a uma gestão inteligente tanto na definição de ações quanto na análise e ajustes para aumento na conversão em vendas.
Como a jornada de compra dos negócios B2B é mais longa, as ações de relacionamento e nutrição dos leads possuem importância fundamental tanto para esclarecer dúvidas de potenciais parceiros, quanto para fornecer informações que evidenciem o potencial da sua empresa e influenciem na tomada de decisão.
E o trabalho do inbound não para aí: posteriormente à compra, são realizadas ações para manter o relacionamento com esse cliente com a perspectiva de fidelizar e fechar novas vendas.
Diferença entre o inbound marketing para B2B e o inbound marketing para B2C
A empresa B2B que deseja investir no inbound marketing deve estar ciente de que a estratégia para negócios entre empresas é diferente da que usada pelas B2C que vedem para o consumidor final. Veja as principais diferenças.
- Nas empresas B2C, o inbound marketing inclui, de um lado, um certo apelo emocional e, do outro, a própria experiência do cliente em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
- Na comparação com o B2B, as empresas B2C costumam ter uma jornada de compra com menos etapas e pessoas envolvidas.
- No B2C, o inbound marketing funciona com a produção de conteúdos relacionados aos problemas que o potencial cliente enfrenta e às possibilidades de solução, de modo a guiá-lo em sua jornada de compra até a aquisição do produto ou serviço da marca.
Passo a passo: como o inbound marketing gera resultados
Como destacado acima, o inbound marketing funciona e pode ser aplicado aos mais diversos tipos de empresas e segmentos. Para dar certo, são necessários alguns requisitos como o comprometimento com as ações definidas pelo departamento de marketing ou pela agência digital contratada. Isso é essencial para que ele gere os resultados esperados, e alguns pontos precisam ser levados em consideração:
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Maturidade digital
O inbound envolve, sobretudo, a atração de leads pela internet. Por isso, é fundamental que a empresa tenha um mínimo de maturidade digital. Ter um site estruturado e amigável, por exemplo, é um requisito básico para executar ações de produção de conteúdo e ranqueamento.
De nada adianta investir em conteúdo e automação de marketing se a sua plataforma na internet (seus canais e site) apresenta falhas básicas e não permite que usuário chegue ao seu conteúdo.
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Conteúdo relevante e periódico
Quando o potencial cliente procura informações do seu mercado ele deve encontrar a sua marca. Para isso, é preciso produzir periodicamente conteúdos relevantes que realmente atendam às dúvidas do seu público.
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Mensuração de resultados
Uma das principais vantagens do inbound marketing é a possibilidade de medir os resultados de sua ações. Medir e analisar o que foi realizado é o primeiro passo para identificar possibilidades de melhorias e oportunidades de investimento.
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Apoio de uma agência
Produção de conteúdo, captação de leads, estudo de personas, análise de presença digital, relacionamento, gestão de redes sociais, análise de resultados… As ações de inbound marketing são variadas e exigem expertise no assunto. Por isso, contar com uma agência digital especializada é fundamental para que o trabalho seja feito de modo estratégico e gere os melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber como a VOCALI pode ajudar a sua empresa a gerar mais vendas usando inbound marketing ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo:
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