Não se prenda às redes sociais. O universo da internet é muito mais do que isso – e deve ser explorado como um vasto oceano.
Imagine que as redes sociais são uma lagoa. Você pode nadar lá, brincar, aproveitar o sol. Nadar na lagoa é prático, é seguro, é fácil. Você escolhe ficar só ali, sem conhecer as praias em volta, nem o mar que dá origem à lagoa.
Mas um dia ela pode secar. E aí você, que investiu todos os seus dias naquela lagoa e deixou de conhecer o mar, agora não tem mais para onde correr. Precisa ir para o mar de qualquer forma se quiser continuar nadando.
Recentemente a marca de luxo italiana Bottega Veneta anunciou a saída das redes sociais e o lançamento de uma revista digital. O objetivo é estreitar a comunicação com os clientes e fãs, mas com um veículo próprio.
Essa não é a primeira vez que uma marca internacional faz esse movimento. Em 2019 a Lush, de cosméticos sustentáveis, fez o mesmo anúncio. Se há dois anos a marca já achava difícil lutar contra os algoritmos e precisar pagar para aparecer para seus próprios seguidores, imaginem como está agora?
O movimento das marcas de buscar uma comunicação mais direta e engajada com os clientes não é isolado. Cada vez mais vemos isso acontecendo, e as redes sociais precisarem se reinventar para continuar em alta.
Claro que é fácil estar nas redes. “Todo mundo está”.
Claro que é fácil criar um perfil e alimentá-lo com a palma da mão e a câmera do celular.
Mas, e se um dia as redes deixassem de existir? Sua empresa ficaria sem presença digital?
A Ariane Feijó, entusiasta do InboundPR, diz que “redes sociais são como casa alugada” – e essa analogia é perfeita. Você que está lá não tem liberdade para mudar muita coisa, precisa seguir as regras que mudam o tempo todo e, cada vez mais, pagar para ter alguma relevância.
Já falei muitas vezes e continuo falando para os parceiros, clientes e qualquer pessoa que venha conversar comigo: você e sua empresa precisam ser seu próprio veículo de comunicação.
Ou seja: construa a sua própria casa. Do seu jeito. Do jeito que sua empresa é, com o tom de voz que ela tem, utilizando os seus recursos para se comunicar e engajar-se com seus clientes.
Mas isso quer dizer que você deve sair das redes sociais?
Calma. Se você não for a Apple, eu não sugiro esse movimento brusco. Mas lembre-se de que as redes devem ser um meio, e nunca um fim. Afinal, marketing digital não é só rede social. E a internet é um oceano enorme e com infinitas possibilidades para que sua empresa e seus clientes naveguem na melhor direção.
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