A landing page, ou “página de aterrissagem ou de conversão” é uma das estratégias de marketing digital mais efetivas quando o assunto é gerar leads. A landing page funciona como uma espécie de troca entre o usuário e a empresa: o visitante preenche um formulário com informações suficientes para estabelecer um vínculo, e tem acesso a um material exclusivo. Simples assim! Essa troca de informações pode trazer resultados satisfatórios para empresas dos mais variados tamanho e segmentos.
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Vamos citar um exemplo para que você perceba a real dimensão desse retorno. No ano passado, alcançamos uma taxa de conversão de 65% na landing page de um cliente da agência – esse número está bem acima da média de 40%, considerada excelente pelas métricas de marketing digital.
No entanto, criar uma landing page atrativa e que traga os resultados esperados não é uma tarefa tão fácil. Pensando nisso, reunimos cinco dicas para melhorar a taxa de conversão das suas landing pages.
Produza conteúdos relevantes e de acordo com a persona do seu negócio
Os dados para criar um vínculo com o visitante são importantes para gerar leads e, consequentemente, tentar aumentar as vendas do seu negócio. Como já falamos, as landing pages funcionam como uma permuta.
Por isso, avalie se o que é oferecido ao usuário é um material realmente relevante. Disponibilizar conteúdos simples e que seriam encontrados com facilidade no blog da sua empresa, não é uma opção. Procure pensar fora da caixa, e traga conteúdos que possam gerar valor para a persona do seu negócio.
E não esqueça: uma boa técnica para ser aplicada neste momento é o benchmarking – o verifique o que as empresas do mesmo ramo de atuação têm feito nas landing pages. Lembre-se que o procedimento serve para ter insights e adequar a sua estratégia de acordo com as demandas do mercado.
Faça testes A/B
Essa funcionalidade permite que sejam testados alguns elementos da landing page. Por exemplo, é possível trocar a imagem, cor ou texto do CTA (call-to-action, ou seja, chamada para ação em uma landing page ou botão – normalmente, baixar um conteúdo), alterar a disposição dos elementos, ou mudar o título e a descrição. São inúmeras possibilidade de mudanças que podem afetar diretamente no aumento de conversão da sua landing page.
Aqui na VOCALI nós realizamos o teste A/B para um cliente e obtivemos um aumento de conversão de 3% na segunda versão – mudamos a foto e a cor do formulário. Para a primeira versão a taxa de conversão era 46%, após o teste A/B passamos para 49%.
Muito além dos números, estes testes ajudam a entender o que realmente funciona com o público da sua empresa. Ferramentas de automação como o RD Station Marketing permitem que essas versões diferentes de landing pages possam ser executadas com bastante facilidade.
Os títulos e subtítulos devem ser simples e diretos
O visitante não tem tempo a perder, por isso crie títulos e subtítulos simples e diretos. Esses elementos devem transmitir a proposta de valor que a empresa deseja, e instigar o usuário a querer saber mais sobre o assunto.
Portanto, nada de enrolação! Busque produzir uma chamada concisa e que mostre uma solução para o problema do visitante.
Outra questão que deve ser levada em conta é deixar claro o que ele vai receber em troca após disponibilizar os dados. Trazer informações sobre o tipo de material e qual o tema do conteúdo são excelentes alternativas para estimular a conversão.
Crie uma descrição interessante
É através da leitura da descrição que o usuário saberá o que vai receber após preencher o formulário. Aqui não existe margem para dúvidas, ele precisa entender imediatamente qual o tipo de material disponibilizado pela empresa.
Existem algumas formas de chamar a atenção do usuário durante a descrição, como falar dos benefícios, colocar depoimentos de clientes satisfeitos, além de abordar os itens mais importantes do conteúdo de conversão.
Planeje o formulário com cuidado
O formulário é o objetivo central da landing page. Por isso, reunimos algumas sugestões que devem ser levadas para durante esse procedimento.
– Solicite apenas o que for mais importante, como nome, email, e profissão ou empresa que trabalha. Se o conteúdo é direcionado para usuários do topo de funil, ainda não é importante pedir o telefone do contato.
– Evite formulários longos ou invasivos. Esse tipo de procedimento pode afastar o usuário. Mas não esqueça: é preciso achar o equilíbrio, pois os formulários muito curtos podem acabar trazendo leads não qualificados.
– Não peça informações que sejam muito pessoais, como CPF e RG, pois o usuário pode ter certa resistência em fornecê-las.
– E, por fim, deixe claro que as informações coletadas no formulário não serão utilizadas para enviar spam.
Conclusão
Depois de ler todas essas dicas, você deve ter percebido que o leitor precisa se sentir convidado e motivado a deixar o contato com a empresa. Aplicar essas sugestões é uma das formas de aumentar a taxa de conversão de uma landing page. Procure fazer testes e ver quais mudanças geram melhores resultados.
No entanto, é preciso saber os limites e evitar abordagens que possam deixar o leitor constrangido. Tenha noção do que pedir no formulário, e para qual tipo de público (topo, meio ou fundo de funil) o conteúdo produzido é direcionado. Estabelecer esse tipo de ideia vai auxiliar no momento de entender melhor a dinâmica da sua landing page.
Quer ter landing pages atrativas e que convertem? Fale com a gente! Nossa equipe de especialistas em inbound marketing irão traçar as melhores estratégias de conversão para aumentar e qualificar sua base de leads e oportunidades.
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