Na última semana a portaria do prédio onde moro passou a ser automatizada: saíram os porteiros e entrou um sistema cuja sede nem fica mais no meu prédio – é tudo feito por uma central e através do telefone. A visita chega lá em casa, interfona, a central atende e me liga pra eu liberar o acesso. Interfones substituíram os porteiros.
Na última semana também, saindo de um shopping, precisei pagar o estacionamento com cartão de crédito em uma máquina – não tinha funcionário para me atender nos guichês.
Esses dois exemplos são pra ilustrar o que já é sabido há tempo: máquinas vieram pra ficar e substituir a mão de obra humana é um caminho sem volta.
Mas o que isso tem a ver com comunicação? De uns tempos pra cá, com a chegada das redes sociais e o fácil acesso da população à internet, muito se fala na mudança do perfil do consumidor e em marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Na comunicação empresas x cliente esse também é um caminho sem volta.
Hoje há algumas plataformas existentes para facilitar e organizar a produção de conteúdo digital das marcas. Os softwares que fazem isso são ótimos, realmente facilitam nossa vida, e podem render resultados maravilhosos se o conteúdo produzido for realmente relevante e de interesse do público-alvo.
Mas quem produz esse conteúdo? Por enquanto os softwares não fazem isso (risos), é preciso contar com profissionais capacitados para tal. Alguém precisará escrever o post para o blog da sua empresa, o artigo para o Linkedin ou os textos do seu ebook, por exemplo.
Hoje em dia existem agências de comunicação especializadas em produção de conteúdo. Elas reúnem profissionais que entendem de assuntos diversos e escrevem os textos de acordo com a demanda e a necessidade do cliente. Mas cuidado: é importante que, ao terceirizar essa produção, você busque empresas que contem com profissionais qualificados. Faça uma pesquisa, converse com outros empresários que já contam com esse serviço e procure conversar com as pessoas que farão o seu conteúdo para que entendam quem você é, com quem quer se comunicar e qual a sua linguagem com seus clientes.
Dessa forma você evita retrabalhos e garante um material de qualidade, que tenha a essência da sua empresa. Garanta que, na hora que seu cliente procurar sua empresa na internet, ele encontrará boas referências e um material relevante, facilitando, assim, o processo de compra dele com você.
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