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Responsável por uma revolução na maneira como as pessoas se comunicam, o Whatsapp foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton. Nascido como uma alternativa para as mensagens SMS, o aplicativo logo virou uma febre entre os usuários.
Os números mais recentes mostram que existem 127 milhões de usuários mensais no Brasil, o que torna o país o quinto maior mercado do mundo. Mas o sucesso do aplicativo não para por aí: mundialmente, são 1,5 bilhão de pessoas usando o Whatsapp em 180 países diferentes.
Diante desse cenário, fica impossível ignorar o potencial que o Whatsapp pode oferecer para as estratégias de marketing digital da sua empresa.
Como funciona o Whatsapp Business
Focado em pequenas e médias empresas, o Whatsapp Business foi lançado em 2018. O aplicativo tem como principal proposta oferecer ferramentas para automatizar, organizar e avaliar as métricas das interações com clientes.
Portanto, nossa primeira dica é: use somente o Whatsapp Business para se comunicar com os seus clientes. Utilizar um número pessoal pode demonstrar falta de profissionalismo e misturar o universo profissional com o pessoal.
Ao optar pelo uso do Whatsapp Business, a empresa terá na palma da mão uma série de recursos que não estão disponíveis no Whatsapp.
Como usar os recursos do Whatsapp Business
Algumas informações básicas são imprescindíveis e podem ajudar sua empresa a melhorar o engajamento com o público. É preciso incluir o tipo de negócio, descrição da marca, horário de atendimento, email e site da empresa. Além disso, existe a possibilidade de colocar o endereço da empresa – o facilita a vida de quem tem uma loja física.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter o Whatsapp Business em dia:
- Preencha o perfil da sua empresa: ter as informações estão completas e atualizadas passa credibilidade e profissionalismo aos clientes. Adicione foto e não deixe de manter o perfil sempre em dia.
- Utilize etiquetas para organizar as conversas: com esses recursos é possível categorizar os clientes, pedidos abertos, localidades e outros elementos que podem facilitar o seu trabalho.
- Responda rápido: cliente sempre gosta de agilidade. Por isso, o Whatsapp Business possibilita a criação de respostas prontas para responder de forma rápida e assertiva.
- Veja as estatísticas: o aplicativo disponibiliza o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, além de todas as mensagens que a empresa recebeu.
Facilidades para atender bem o cliente não faltam na plataforma
O Whatsapp conta com dois recursos que permitem enviar mensagens para mais de uma pessoa simultaneamente: listas de transmissão e grupos. Uma coisa não exclui a outra, é possível manter um grupo e uma lista com os mesmos usuários.
Afinal, o propósito de cada um é diferente. Os grupos funcionam como uma espécie de bate-papo onde as pessoas podem ver as informações umas das outras. Já na lista de transmissão, apenas o administrador pode enviar mensagens, e os destinatários não podem interagir entre si. Ou seja, você pode enviar promoções ou dicas para todos os clientes, ou segmentá-los de acordo com os desejos de cada grupo.
Outro ponto que deve ser considerado é a automatização de mensagens. O recurso permite o envio de mensagens instantâneas para clientes quando você estiver fora do horário de atendimento. Mas lembre que essas mensagens tem o intuito de não deixar o cliente no vácuo, por isso utilize mensagens de apresentação ou saudação.
Aproveite os recursos que o Whatsapp oferece
O Whatsapp é uma realidade e deixá-lo fora de suas estratégias de marketing digital seria um erro. Afinal, o aplicativo é uma excelente alternativa para criar um vínculo entre a empresa e o cliente.
Mas assim como em todas as redes sociais, a concorrência cresce cada vez mais e existem milhares de empresas buscando conquistar o mesmo cliente que você. Para se destacar é necessário seguir algumas dicas de boas práticas – e cuidado: não oportune o cliente com inúmeras mensagens.
Aproveite os recursos que a ferramenta oferece para aumentar o alcance da sua marca e atrair ainda mais clientes.
E não esqueça: se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais informações, entre em contato com a gente!
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