⌛ Tempo de leitura: 6 minutos
Seguir suas páginas ou perfis favoritos nem sempre é suficiente para acompanhar todas as atualizações de conteúdos que te interessam. Isso acontece porque algumas redes sociais costumam limitar o alcance de publicações orgânicas, e também porque o fluxo de informações que circulam nesses canais é bastante intenso.
Mas se é natural não receber todas as publicações que deseja, também é possível configurar suas redes para receber notificações de páginas específicas ou ver determinados conteúdos primeiro.
Essas ferramentas de notificações e de ‘ver primeiro’ ajudam a personalizar a experiência dos usuários nas redes sociais, pois permitem a escolha de quais conteúdos estarão em destaque. Isso interfere não apenas no modo como as informações são consumidas pelo público, mas também na forma como páginas e canais desenvolvem ações para divulgação de suas postagens.
Empresas que fazem uso de redes sociais em sua estratégia de marketing digital precisam estar atentas ao modo como cada rede social trabalha as ferramentas de notificação e posicionamento de informações. Orientar os usuários sobre a importância de ativar notificações e estimular a inscrição e configuração ajuda a garantir que seu público realmente receba os seus conteúdos.
As ferramentas de notificação, no entanto, não são as mesmas em todas as redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e Youtube possuem processos diferentes para a seleção dos conteúdos que serão exibidos primeiro. Pensando nisso, preparamos este post com orientações de como funciona a configuração de notificações nas principais redes sociais.
O facebook permite que você selecione até 30 pessoas ou páginas para o recurso Ver primeiro. As postagens dessa páginas serão exibidas no topo do seu feed de notícias, mas dentro dessa seleção não existe uma ordem definida, – ou seja, a sua primeira seleção não é necessariamente exibida primeiro.
Como fazer:
Se você ainda não está seguindo a página, clique no botão Seguir (próximo da foto de capa). Passe o cursor sobre Seguindo e escolha a opção Ver primeiro.
Mais informações na Central de Ajuda do Facebook
No twitter é possível ativar as notificações de tweets para as contas que você segue e cujos tweets ou vídeos ao vivo não quer perder. Dessa forma, você recebe notificações no celular para os tweets da conta escolhida.
Como fazer:
No aplicativo do celular, acesse a conta que você deseja receber notificações e clique no ícone de sino (ao lado do botão seguindo). Clique em Notificações de conta, e escolha entre as opções Todos os tweets e Somente vídeo ao vivo.
Mais informações na Central de Ajuda do Twitter
O Instagram também permite que você selecione seus perfis favoritos para acompanhar todas as publicações. Com o recurso, você recebe notificações no celular toda vez que os usuários escolhidos postarem uma foto nova.
Como fazer:
Entre no perfil escolhido pelo aplicativo do celular. Se você ainda não está seguindo a página, clique no botão Seguir. Toque no ícone de três pontos que fica no canto superior direito e selecione a opção Ativar notificações de publicação.
Mais informações na Central de Ajuda do Instagram
Youtube
Para receber as novidades e vídeos de seus canais preferidos do Youtube em primeira mão, você precisa fazer a inscrição no canal e ativar o sino de notificação. Esse processo pode ser feito tanto nos vídeos, quanto diretamente no canal.
A plataforma de vídeos oferece duas formas de notificação: por email ou por push – que são as notificações exibidas no próprio youtube.
Como fazer:
Vá até o canal cujas notificações você deseja receber. Se você não estiver inscrito, clique no botão Inscrever-se e clique no ícone de sino. Uma caixa de diálogo será exibida. Nela, selecione para receber Todas as notificações.
Para selecionar o tipo de notificação e como gostaria de recebê-las, acesse as configurações de notificação e selecione entre as opções: Push e email, somente push, somente email e nenhum.
Mais informações na Central de Ajuda do Youtube
Conclusão
Agora que você já sabe como ativar as notificações em cada uma das redes, fica mais fácil garantir que você não perca as postagens das suas páginas e perfis preferidos nas redes sociais e que fique por dentro dos conteúdos que mais te interessam.
Já para quem trabalha as redes sociais como parte de estratégia de marketing digital, fica o alerta: o uso de notificações é uma das opções para otimizar a divulgação de conteúdos, mas é importante não depender apenas desses canais.
As atualizações e mudanças de algoritmo das redes sociais podem impactar no alcance de seus conteúdos, por isso é importante investir também em estratégias de SEO para um bom ranqueamento no Google e na construção de uma base de leads qualificada. Diversificar seus canais é a chave para potencializar o seu marketing digital.
Quer saber mais sobre redes sociais? Acesse nossos conteúdos sobre o assunto:
– O Guia do Marketing no Facebook
– Boas práticas para melhorar o engajamento da sua fanpage
– Checklist definitivo das Redes Sociais
Comentários estão desabilitados,