Você viu que o Facebook está disponibilização novos botões de reação que farão companhia ao botão de “curtir” para avaliar publicações na rede social? Esta é uma reivindicação antiga dos usuários diante do óbvio: nem todo conteúdo publicado no Facebook é sempre “joinha”. Faltava botão para evidenciar isso visualmente. Agora não falta mais.
Você pode pensar que isso é uma grande bobagem e que tudo se resolve escrevendo um comentário. Nem tanto. O público de internet tem um “Q” de praticidade (não chamaria de preguiça), aliado a uma forte atração por imagens. Por isso, expressar sua opinião clicando num ícone não chega a ser um pecado mortal e merece ser considerado como um dado relevante.
O que cada botão significa
Quando a publicação for sobre algo triste, não precisa “curtir” clicando no ícone do sinal de positivo querendo demonstrar solidariedade, mas pagando o maior mico no fim das contas. Faça agora clicando no botão com a carinha “triste”.
Outro dos novos botões, o “amei”, é forte candidato a rebaixar o “curtir” para um papel secundário. Há uma tendência de amar muita coisa do que é publicado no Facebook. Só espiar quantos comentários se resumem a “amei” com alguns “is” a mais e alguns pontos de exclamação. É quase uma herança dos tempos de Orkut.
Dois outros botões, o “haha” e o “uau”, também podem ajudar a destronar o “curtir”. O primeiro por motivos óbvios. Publicações engraçadinhas, apesar dos “textões” e do “FlaFlu político” que dominam o Facebook, ainda têm um bom espaço, principamente com a liberação dos gifs. Poderá ser um indicador de felicidade na rede.
Já o “uau” poderá ter um interpretação dúbia pela expressão de susto do botão. Clicar em “uau” pode ser algo positivo, querendo significar “que legal”, mas também pode ser negativo, querendo demonstrar “que coisa” (no sentido de “como isso é possível?”). Isso vai exigir uma análise mais atenta sobre os números de cliques neste botão.
Agora, diante do poder dos usuários da rede social, certamente o botão da carinha raivosa, o “grr”, que no original é “angry” (zangado), será o mais temido. É como na história do boca a boca: o negativo sempre se espalha mais rápido.
Para as empresas, será uma provação para suas estratégias digitais, desde que não saibam lidar com situações adversas, que não chegam a ser novidade nas redes sociais. O problema é que o número de cliques em “grr” estará lá, visível para todo mundo ver e tirar suas próprias conclusões: “se tanta gente fez cara feia para o post desta empresa, alguma coisa está errada”.
Menos mal que não foi desta vez que o botão mais esperado pelos usuários, o “não curtir” com sinal de positivo para baixo, foi lançado pelo Facebook. Ainda dá para pensar muito bem o que comunicar na rede social, buscando sempre o maior número de curtidas, uns “amei”, alguns “haha” e até uns “uau” para afastar cada vez mais o “grr” do seu dia a dia.
Os novos botões já estão disponíveis para você? Já usou? Curtiu? Amou? Riu? Uau, que legal? Ops, vai dizer que odiou?
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