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O Instagram continua na sua jornada de conquistar o público e o mercado do Snapchat, iniciada no lançamento do Instagram Stories, em agosto, como contamos aqui no blog da VOCALI. Desde a semana passada, parte dos usuários já podem conferir e usar três novidades do Instagram.
A primeira é a integração do aplicativo Boomerang, ferramenta que permite a produção de vídeos com segundos de duração e que mostram um movimento repetitivo. Já era possível mandar os vídeos do Boomerang para o Instagram e isso ainda dá para fazer. O que mudou é que agora, estando no Instagram Stories, o usuário tem o Boomerang instalado ali, ao lado da opção de “Normal”. É só clicar no nome da ferramenta e gravar o vídeo com as características do Boomerang.
A segunda novidade é a possibilidade de marcar outros usuários em fotos e vídeos no Instagram Stories. É simples: depois de fazer o vídeo ou a foto basta clicar na ferramenta de texto (Aa) e escrever o nome do usuário, começado pelo @. Você pode escrever o nome do usuário ou clicar na foto dele que aparece na lista de seguidores que é exibida assim que o @ é digitado.
A terceira novidade e a mais importante ainda está restrita a usuários de contas verificadas (celebridades principalmente). É a possibilidade de incluir um link externo sobre a imagem ou vídeo publicado. Mas por que é importante? Basta ver quantos “link na bio” são postados para entender. De acordo com as informações divulgadas pelo Instagram, esta funcionalidade ainda encontra-se em fase de testes. Por isso, o acesso ficará por um tempo restrita antes de ser propagada para todos os usuários. Certamente será uma ferramenta muito apreciada por quem já aderiu ao Instagram Stories.
As lições e as possibilidades do Instagram Stories
É curioso acompanhar este movimento do Instagram para cima do Snapchat. Reforça a importância do mobile, mas talvez a parte mais desafiadora seja atrair o público que se tornou usuário e fã do Snapchat, especialmente os mais jovens. Junto com isso ainda escapar ileso dos comentários que reduzem o Instagram Stories a uma mera cópia – daí os apelidos de Snapgram ou Instachat. Apresentar novas funcionalidades ajuda a desfazer uma pouco desta imagem de usar armas parecidas para conquistar o território alheio.
Por outro lado, nestes primeiros meses de Instagram Stories parece evidente que o investimento do Instagram (ou do Facebook, seu dono) tem como grande mérito ter atraído o público que já usava o aplicativo e não o Snapchat. Ou seja, conseguiram usar sua base para que a adesão ao novo serviço fosse grande.
O motivo para que o Instagram Stories tenha conquistado o público está no nome: há um interesse dos usuários, incluindo as contas de marcas e veículos, em contar histórias usando a ferramenta. “Ah, mas em 24h o conteúdo desaparece”. Não importa. Basta entender o Instagram Stories como uma ferramenta para registros temporais (coberturas em tempo real ou não) e que isso não elimina outros canais como o blog para que o conteúdo fique disponível sem prazo para ser retirado. Na cobertura de um evento da empresa, por exemplo, com uma boa base de seguidores, dá para usar o Instagram Stories e mostrar em ordem cronológica em fotos e vídeos o que de mais importante aconteceu.
Tendo em mente sempre que o Instagram Stories serve para contar uma história, veja outros exemplos de ocasiões para planejar o uso da ferramenta na sua estratégia de marketing digital:
- Participação em feiras e eventos
- Reuniões de apresentação de novos produtos
- Bastidores de pré-lançamento de novos produtos
- Entrega de prêmios para clientes
- Entrega de prêmios para equipe
- Visitas especiais à empresa
- Visitas de executivos a clientes e fornecedores
- Festividades especiais da empresa
- Ações de marketing fora da empresa
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